quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pau aceita o mandado europeu contra Uberka Bravo e deixa-o em liberdade vigiada

O Tribunal de Apelação de Pau aceitou o mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola contra Uberka Bravo e deixou em situação de liberdade vigiada. O mandado europeu afirma que Bravo é membro da Askapena, «organização dependente de ETA-Ekin-Batasuna», segundo o juiz Pablo Ruz, que dirigiu a operação contra o movimento internacionalista e encarcerou seis dos seus militantes.
O natural de Irun foi preso em Hendaia (Lapurdi) pelas forças policiais francesas e espanholas no dia 11 de Outubro, depois de o juiz Pablo Ruz ter solicitado a sua captura. Anteontem, o Tribunal de Pau pronunciou-se a favor do mandado europeu mas, simultaneamente, decidiu que Bravo, preso no cárcere de Seysses desde a sua detenção, fique livre sob controlo judicial.

De acordo com a sua advogada, Amaia Rekarte, que disse ainda ignorar se o seu cliente irá recorrer da decisão do Tribunal, Uberka Bravo deveria ter sido posto em liberdade na segunda-feira. «É muito curioso e bastante revelador que a Justiça francesa ponha em liberdade uma pessoa suspeita de pertencer à ETA», acrescentou Rekarte.
Ver também: «Cubillas pede para comparecer»
Notícia completa: Gara

Dois prisioneiros de Lapurdi recusam a alimentação
Os prisioneiros bascos Eñaut Aramendi e Mattin Olzomendi, encarcerados em Châteauroux, começaram a recusar a alimentação em solidariedade com os prisioneiros bascos que se encontram na prisão de Meaux, em greve de fome desde 14 de Outubro pelo facto de a juíza Le Vert não conceder autorização de visita à filha de um deles. Iker Beristain é pai de uma menina com um mês e já estava preso no momento da concepção, e a juíza, partindo do princípio de que «as relações sexuais são proibidas na prisão», não o deixa ver a filha porque não lhe reconhece a paternidade.
Concentrações
Por outro lado, para esta sexta-feira, em Ipar Euskal Herria (País Basco Norte), estão convocadas diversas concentrações para exigir a repatriação dos presos políticos bascos, nomeadamente em Maule (18h00), Baiona (18h30), bem como em Uztaritze, Hendaia, Donibane Lohizune, Kanbo, Azkaine, Senpere, Angelu e Biarritz (19h00); em Hazparne será no sábado de manhã.
Fonte: Lejpb-EHko_kazeta