quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Otegi, Permach e Álvarez vão ser julgados a partir do dia 11 de Novembro por causa do acto de Anoeta


A Audiência Nacional espanhola marcou para dia 11 de Novembro o início do julgamento de Arnaldo Otegi, Joseba Álvarez e Joseba Permach por terem participado no acto que decorreu a 14 de Novembro de 2004 no Velódromo de Anoeta para apresentar a sua proposta de resolução para o conflito.

A Procuradoria pede 18 meses de prisão e doze de inabilitação para os três dirigentes independentistas, que acusa de «enaltecimento do terrorismo».
O Foro de Ermua, que se apresenta como acusação popular, pede cinco anos de prisão e 20 de inabilitação pelo mesmo delito e por «desobediência», «reunião ilícita» e infracção de medidas cautelares.

O juiz Eloy Velasco decidiu reactivar o caso em Outubro de 2008, tendo fixado para 9 de Outubro de 2009 o início da audiência oral, depois de ter retirado do processo Iñigo Balda, que também tinha sido um dos felizes contemplados com os mimos da justiça franquistóide espanhola.

O comício de Anoeta é considerado um marco no processo de negociação que depois se iniciou e foi considerado um bom passo até pelo PSOE.

O Batasuna, que por essa altura já tinha sido ilegalizado pelos tribunais espanhóis, conseguiu encher o recinto com milhares de simpatizantes e militantes, para assim dar a conhecer uma proposta para alcançar um «cenário de paz, democracia e justiça».

Por causa da realização do julgamento, Arnaldo Otegi foi transferido da prisão de Logroño para a de Navalcarnero.
Fonte: Gara