A Segi organiza uns encontros em que participarão nove «organizações juvenis revolucionárias do Estado francês». Terão lugar entre dias 13 e 16 de Outubro em várias localidades de Ipar Euskal Herria.
Gara, Uztaritze * E.H.
Na linha da gira de encontros que organizou o ano passado entre os colectivos e organismos juvenis de Ipar Euskal Herria para, entre outros temas, debater e trocar pontos de vista sobre as «diferentes formas que a opressão assume», a Segi organizou as «Jornadas de jovens revolucionários».
Os protagonistas dos encontros serão, além da própria Segi, nove organizações juvenis do Estado francês que responderam favoravelmente à proposta da organização juvenil abertzale, em concreto, as juventudes do NPA, as da Corsica Libera, as do movimento occitano Libertat, Sud-Etudiant, OCL (Ofensiva Comunista Libertária), OLS (Ofensiva Libertária e Social), SLB (sindicato bretão), FSE (Federação Sindical de Estudantes) e JCML (Juventudes Comunistas Marxistas-Leninistas).Amaia Elixeri e Txomin Catalogne matizaram que desta vez quiseram «reflectir com os movimentos juvenis que lutam fora de Ipar Euskal Herria contra o capitalismo e o colonialismo». Acrescentaram que, apesar das especificidades de cada qual, esses movimentos «concordam globalmente» sobre essas duas premissas com a Segi e por isso aceitaram participar nestas jornadas, que terão lugar de 13 a 16 de Outubro.
Os dois porta-vozes referiram que o objectivo dos encontros é «analisar o lugar da juventude no sistema capitalista, apresentar as alternativas existentes e reflectir sobre o modo de socializar a luta revolucionária».
Altxamendu Eguna
Além dos debates internos entre as organizações, haverá várias iniciativas abertas, para as quais solicitam a participação das pessoas, especialmente dos jovens bascos. Assim, no dia 13 de Outubro, às 17h00, irão debater na faculdade de Baiona o processo de Bolonha. No dia seguinte, na sala Lapurdi de Uztaritze, haverá projecções de vídeos e stands das diferentes organizações.
No sábado, em Azkaine, farão o balanço das jornadas e festejar o «Altxamendu Eguna» com um almoço e a actuação do grupo corso L'Arcusgi. Depois do acto político, a jornada terminará com concertos de diferentes grupos. A entrada global (almoço + concertos) custará 15 euros.
Fonte: SareAntifaxista