terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um protesto espectacular contra o TGV pinta de verde pelo menos vinte rios bascos


Algum mal-intencionado terá pensado que se tratava de um jogada surpresa de Iñaki Azkuna para contrabalançar a atribuição do galardão «verde», esta semana, à capital alavesa, mas não. A ria bilbaína, desde o bairro de La Peña até à ponte do Município, seguia tingida de verde. E isto não aconteceu só em Bilbo, pois em dezoito caudais fluviais que atravessam a Bizkaia e Gipuzkoa a água possuía a mesma cor, uma imagem inusitada que se repetia em fontes públicas, como na da Praça Moyúa, na fonte de Jado ou na da Praça Circular, na capital bilbaína.

O espanto dos cidadãos era generalizado desde o início da manhã, sobretudo quando se soube através dos meios de comunicação que a imagem era a mesma nos rios que atravessavam Bilbau, Durango, Galdakao, Getxo, Lemoa, Zornotza, Ugao, Zeberio, Abadiño, Arrigorriaga e Basauri, na Bizkaia; em Gipuzkoa passava-se o mesmo em Donostia, Tolosa, Oiartzun, Azkoitia, Oñati, Zestoa e Aranzazu, enquanto em Araba o fenómeno era visível na sua capital. Em Nafarroa, os habitantes de Iruñea também se espantaram ao ver as águas do Arga de cor verde, entre Huarte e Sanduzelai.

Fluoresceína inócua
As análises feitas com urgência pela Agência Basca da Água determinaram o carácter inofensivo daquilo que já se pensava ser uma descarga e que mais tarde se confirmou tratar-se de fluoresceína, o mesmo corante, referia a agência Efe, que se utiliza em Nova Iorque para dar uma coloração verde ao rio quando se festeja o São Patrício.

Ao início da tarde já se sabia que se tratara de uma acção coordenada entre as 8h30 e 9h00, e, horas depois, o Movimiento! Mugitu (M!M) contra o TGV reivindicou-a, afirmando tratar-se de uma forma de denúncia «do impacto do TGV nos rios, cursos de água e aquíferos».

Joseba VIVANCO
Fonte: Gara

Ver também:
«O Mugitu! explica a coloração dos rios como uma acção de desobediência contra o TGV» (Gara)

Imagens de Durango (Durangoko elkarlana)

Imagens de Iruñea (ekinklik.org)

Imagens de Bilbo (boltxe.info)