domingo, 24 de outubro de 2010

Plataforma pela liberdade de Juan Pablo Dieguez

Vizinhos do preso político Juan Pablo Dieguez exigiram a sua libertação esta sexta-feira, em Santutxu (Bilbau). Mais concretamente, apresentaram na Praça do Karmelo a iniciativa «S.O.S. Juanpa», com a qual pretendem chamar a atenção para os graves problemas de saúde que afectam o bilbaíno e, assim, exigir a liberdade a que tem direito por lei.
Dieguez foi preso pela primeira vez em Maio de 1998 e permaneceu na prisão nove meses. Em 2007 foi detido de novo, estando sete meses atrás das grades. Nesta última etapa, está encarcerado há mais de um ano, e encontra-se na prisão de Basauri.
O seu quadro clínico é complicado: não tem meniscos, mas sim duas próteses, estando à espera de uma terceira; tem um quisto no joelho direito; sofre de vertigens periféricas devido ao desgaste na cervical; e foi recentemente operado a um cancro da próstata. A tudo isto há a juntar a perda de audição.
Fonte: Gara / Ver: boltxe.info

Fim do isolamento de Esparza
De acordo com informações veiculadas pelo Movimento pró-Amnistia, o prisioneiro iruindarra Joseba Esparza abandonou a greve de fome que mantinha na prisão de Castelló II, depois de terem posto fim à situação de isolamento a que estava submetido há dois meses. Os restantes presos bascos encarcerados nessa prisão também abandonaram o protesto que tinham iniciado em solidariedade com o seu companheiro.
Entretanto, soube-se também que Esparza foi levado para a galeria dos presos aos quais se aplica o primeiro grau, tendo sido notificado de que nos próximos dias será transferido para a prisão de Puerto (Cádis), que fica ainda mais longe da sua Iruñea natal.

Mobilizações
Por outro lado, como acontece todas as sextas-feiras, foram dezenas as mobilizações que tiveram lugar nas diferentes localidades de Euskal Herria para exigir o respeito pelos direitos que assistem aos perseguidos políticos.
Em Iruñea mobilizaram-se 347 pessoas; mais 140 no bairro de Errotxapea, onde houve um corte de estrada; 30 em Arbizu; 35 em Zizur Nagusia, onde dez pessoas foram identificadas; 61 em Etxarri-Aranatz; 62 em Lizarra; 30 em Baztan e 47 em Berriozar.

Em Gipuzkoa, 250 pessoas estiveram presentes em Hernani; 187 em Zarautz; 219 em Errenteria; 80 em Lazkao; 50 em Soraluze; 72 em Bergara; 47 em Lizartza; 50 em Deba; 80 em Urretxu-Zumarraga e 41 em Getaria.

Em Bilbo, 110 pessoas fizeram a mesma coisa em frente à sede da Sabin Etxea; 207 em Ondarroa; 143 em Lekeitio; 96 em Zornotza; 19 em Mundaka e 6 em Gatika.

A concentração mais concorrida foi de novo a de Gasteiz, já que 530 pessoas rodearam a Praça da Virgem Branca. Em Amurrio reuniram-se 35.

Relativamente às que se tiveram lugar na quinta-feira, em Eibar estiveram 90 pessoas; 35 na Alde Zaharra de Iruñea; 34 em Arrosadia (Iruñea); 57 na Txantrea (Iruñea) e 41 em Burlata.
Fonte: Gara / Ver: apurtu.org
-
Na foto de baixo: mobilização e corte de estrada no bairro de Errotxapea (Iruñea).