domingo, 17 de outubro de 2010

Manifestação pela libertação de Rosa Iriarte e contra a tortura

Ontem à tarde centenas de pessoas percorreram as ruas de Antsoain (Nafarroa), aderindo desta forma à manifestação cujo lema era «Roxika askatu, errepresio eta torturarik ez! ¡Mínimos democráticos ya!».
A marcha partiu da Praça Lapurbide, onde se denunciou a prática da tortura e de maus tratos por parte das Forças de Segurança do Estado e se exigiu a libertação da conterrânea Rosa Iriarte.
No final da manifestação, leu-se o testemunho de tortura de Roxika e, através de uma exposição, os participantes também puderam ficar a par dos maus tratos que outros naturais de Antsoain padeceram.
Fonte: ekinklik.org (com mais fotos) / kaosenlared.net

Ertzainas abordam o veículo do ex-preso Imanol Nieto e apontam-lhe uma arma em Sestao
O ex-preso Imanol Nieto viu-se envolvido na quinta-feira numa situação de grave risco que decidiu dar a conhecer. A Ertzaintza abordou a sua viatura de forma violenta, tendo chegado a apontar uma espingarda. Depois de o terem retido durante algum tempo, a explicação apresentada por um dos agentes foi a de que «tinham recebido uma chamada do Município dizendo que naquele carro ia um terrorista», segundo explicou o Movimento pró-Amnistia.
Os acontecimentos deram-se na quinta-feira à tarde, quando Nieto saía de casa dos seus pais. Depois de entrar no carro e começar a andar, apercebeu-se de que era seguido por um veículo da Ertzaintza, que depois passaram a três. Por fim, ao chegar a um semáforo, um dos carros impediu-lhe a passagem, enquanto os agentes corriam para ele de armas em punho. Os agentes recusaram-se a fornecer explicações para o sucedido durante algum tempo, até que o soltaram, aludindo à suposta chamada «do Município».
Fonte: Gara

Ver:
«Leitura dos últimos acontecimentos por parte da associação Etxerat» (etxerat.info)

O Supremo italiano dá luz verde à entrega de três jovens bascos
O Supremo Tribunal italiano rejeitou o recurso que o magistrado do MP de Roma, Otello Luppachini, apresentou a 16 de Setembro último contra a extradição por «razões técnicas, formais e de deficiente fundamentação da sentença».
Artzai Santesteban, Fermín Martínez e Zuriñe Gojenola serão entregues no prazo de dez dias à Audiência Nacional espanhola, que emitiu três mandados europeus contra os jovens independentistas.
Os jovens foram detidos em Junho, quando denunciavam em Roma a criminalização da juventude basca, tendo sido posteriormente encarcerados.
Fonte: Gara