sexta-feira, 15 de outubro de 2010

euskalherriadoc - seis testemunhos da identidade de um país

Secção: «Nações em Luta com Voz e Memória»

Categoria: «Não Silenciados»

13M Atocha, El Pozo, Santa Eugenia... Donibane (2007)
http://www.blip.tv/file/177746/
No dia 13 de Março de 2004, dois dias depois dos atentados de Madrid, Angel Berrueta é assassinado em Iruñea / Pamplona (Euskal Herria) por um polícia nacional que vivia ao lado da sua padaria. Depois deste assassinato, os moradores de Donibane manifestaram a sua indignação e repúdio pelo que se passou; entretanto, os órgãos de comunicação tentavam silenciar os factos e desligá-los do que se passava naqueles dias, num intento de desligar o assassinato dos motivos políticos que estiveram na sua origem.
13M Atocha, El pozo, Santa Eugenia... Donibane tenta mostrar as repercussões do que aconteceu no 11 de Março e nos dias seguintes em Euskal Herria. O documentário é uma narração oral composta por diversas vozes e experiências, e narra uma parte da história que procuram silenciar. Autoria: Eguzki Bideoak e habitantes de Donibane (Iruñea). (Texto de kaosenlared.net)

Hautsitako leihoa / La ventana rota (2007)
http://www.blip.tv/file/1327554/
Através das histórias de vários jovens detidos por kale borroka, quando ainda eram menores de idade, e das declarações do juiz da Audiência Provincial de Madrid Joaquín Navarro Esteban, entramos na realidade terrível e silenciada de Euskal Herria. Este documentário, já aqui abordado a propósito de um trabalho jornalístico excelente de Gari Mujika sobre o fenómeno da kale borroka - «Luta política sob os capuzes e os ‘cocktails’» -, foi produzido com a ajuda da ESCAC – Escola Superior de Cinema i Audiovisuals de Catalunya – e realizado pelo basco Eñaut Tolosa e o catalão Hammudi Al-Rahmoun Font.

Itsasoaren alaba (Filha do Mar) (2009)
http://www.blip.tv/file/3763182/
Antes de que Haize fizesse dois anos, os GAL mataram o seu pai, o refugiado Mikel Goikoetxea, «Txapela». Sem ter a mínima lembrança dele, 25 anos depois ela começa a fazer perguntas. Itsasoaren alaba é o testemunho de um exercício de memória. Alinhavando os testemunhos de quem o conheceu, Haize irá descobrindo, pouco a pouco, o seu pai e a sua época, mesclando mundos e sensações diversas, e convertendo o espectador em testemunha da sua irrepetível viagem às suas próprias raízes. Realização de Josu Martínez; produção de Txema Uriarte; montagem de Txaber Larreategi. (Texto da 57.ª edição do Donostia Zinemaldia / Festival de Cinema de San Sebastián)

Bertsolari (apresentação; 2010)
http://vimeo.com/9355066
Projecto documental sobre o mundo da bertsolaritza do realizador de cinema Asier Altuna (Bergara, 1969), produzido pela Txintxua Films. Entre outras, aparecem imagens da final do Bertsolari Txapelketa Nagusia (Campeonato Nacional de Bertsolaris), que decorreu no BEC, em Barakaldo, a 13 de Dezembro 2009, e a que assistiram cerca de 14 500 pessoas. (Texto a partir de Berria)

Iparraldea XXI (2010)
http://vimeo.com/9085277
Iparraldea XXI é um olhar sobre Iparralde (País Basco Norte), incidindo sobretudo na gente jovem. O filme foi traduzido para cinco línguas (euskara, francês, castelhano, inglês e catalão), tem uma duração de 18 minutos e foi produzido pelo Euskal Kultur Erakundea. (Texto a partir de freebasque.com)

Sagarren denbora (O Tempo das Maçãs) (2010)
Este último trabalho dos documentaristas bilbaínos Josu Martínez e Txaber Larreategi estreou em Junho em Bilbo (Euskal Herria). Nele conta-se a história de Alfonso Etxegarai (cidadão basco deportado em São Tomé) e Kristiane Etxaluz. Tanto este trabalho como o anterior, Itsasoaren alaba [A Filha do Mar - uma jovem reconstrói a história do seu pai, Mikel Goikoetxea, assassinado pelos serviços espanhóis, através dos testemunhos de quem o conheceu], abordam a repressão sofrida em EH. (Texto a partir de insurgente.org)