sábado, 24 de novembro de 2012

7000 pessoas manifestaram-se em Iruñea por uma educação pública de qualidade e contra os cortes

A manifestação, convocada pelos sindicatos LAB, STEE-EILAS, CCOO, AFAPNA, ANPE, CSIF, ELA e UGT, pelas associações Sortzen Ikasbatuaz e Herrikoa, pelo Ikasleen Sindikatua e o Ikasle Abertzaleak, reuniu cerca de 7000 pessoas hoje à tarde em Iruñea, de acordo com os organizadores. A Polícia Municipal disse que estiveram presentes 5000 pessoas.

Com o lema «Por una educación pública de calidad. Murrizketarik ez» [Por uma educação pública de qualidade. Não aos cortes], a mobilização partiu do parque Antoniutti e terminou no Passeio Sarasate. No acto final, Ana Ansa e Antxon Barberia tomaram a palavra, congratulando-se com o facto de o orçamento apresentado pela UPN para 2013 ter sido rejeitado, e sublinhando que isso é «uma conquista de todos os cidadãos e da comunidade educativa», algo que se ficou a dever «às mobilizações do ano lectivo passado», disseram.

Contudo, segundo disseram, «o investimento perdido» não foi recuperado, pelo que enfatizaram a necessidade de prosseguir com as mobilizações, até «ser posta de lado a base ideológica subjacente» a este orçamento. / Ver: naiz.info / Notícia mais desenvolvida: Gara

Manifestação em Iruñea por uma educação pública de qualidade
Fonte: LAB via ateakireki.com