sábado, 17 de novembro de 2012

A fundação Egiari Zor vai homenagear Santi Brouard e Josu Muguruza

Egiari Zor fundazioak Santi Brouard eta Josu Muguruza omenduko ditu

Fala Idoia Muruaga, da fundação Egiari Zor (em castelhano). Fonte: BilboBranka

Representantes da Egiari Zor e familiares de Santi Brouard e Josu Muguruza fizeram ontem um apelo à participação no acto político que na próxima terça-feira terá lugar em Bilbo em memória dos dois militantes abertzales, mortos em acções de guerra suja há 28 e 23 anos, respectivamente, numa iniciativa que, pela primeira vez, recai na fundação que reúne vítimas da violência do Estado.

Às tradicionais oferendas florais da parte da manhã frente aos monólitos erigidos em Ametzola e na Praça de Errekalde, somar-se-á o referido acto político, às 19h30, no frontão da Esperança (Alde Zaharra), com o lema «Egia bide, askatasuna amets». «Para além de recordar e homenagear Santi Brouard e Josu Muguruza no aniversário das suas mortes, queremos apresentar e enfatizar o nosso ponto de vista sobre três questões cruciais para se estabelecer as bases da resolução do conflito armado e político em Euskal Herria», explicou Idoia Muruaga em representação da Egiari Zor.

Na conferência de imprensa, esteve acompanhada por Edurne Brouard, filha de Santi Brouard, e por Elena Bartolomé e Ane Muguruza, companheira e filha, respectivamente, de Josu Muguruza. / Ver: Gara / Ver também: SareAntifaxista