Na sequência das detenções realizadas na semana passada pela Polícia francesa, em que uma das detidas foi Izaskun Lesaka (Burlata), cerca de 50 habitantes desta localidade navarra, convocados pelos signatários do Acordo de Gernika, compareceram hoje perante a imprensa para expressar a sua solidariedade à detida, que se encontra incomunicável na prisão francesa de Fresnes. Manifestaram ainda todo o apoio à sua família e aos seus amigos, e repudiaram estas detenções.
Num comunicado lido por Maitane Suarez, vereadora do Bildu na Câmara Municipal de Burlata, e por Oscar Cayón, membro do sindicato LAB, os signatários do Acordo de Gernika afirmaram que, numa altura em que se assinala um ano sobre a Declaração de Aiete e um ano sobre a declaração unilateral do fim da luta armada por parte da ETA, «os estados espanhol e francês continuam a aplicar receitas do passado sem dar um único passo com vista a abordar de forma definitiva uma solução democrática, através do diálogo e da negociação, para o conflito político que vivemos em Euskal Herria».
Sublinharam que «está na hora» de os estados espanhol e francês «abandonarem de uma vez por todas a estratégia repressiva, que faz lembrar a ditadura e os tempos de guerra, e se unirem à maioria deste povo na busca de uma solução real para o conflito». A detenção de Izaskun Lesaka «não traz nada de positivo», para os signatários do Acordo de Gernika, «e por isso queremos tornar pública a nossa exigência a ambos estados para que acabem com as detenções e demais medidas repressivas». / Fonte: ateakireki.com
Ver também: «Excerto de carta de SAUL KURTO, em que fala da sua detenção» (Zorrotza.Info via boltxe.info)
O Zorrotza.info teve acesso ao excerto de uma carta enviada por Saul aos seus familiares e pessoas amigas. Reproduz-se a parte que faz referência à sua detenção e ao período de incomunicação.
«O EH BILDU pede que se "responda" em Baiona às políticas dos estados espanhol e francês» (naiz.info)
O EH Bildu deu o seu apoio à manifestação convocada pelo movimento Herrira para o próximo dia 10, em Baiona, em defesa dos direitos dos presos políticos bascos. Laura Mintegi pediu que se «dê uma resposta» às políticas dos estados espanhol e francês, que «continuam a lidar com os modelos de outros tempos».
Em Uribe Kosta, aprovadas moções a favor da liberdade condicional dos treze presos com doenças graves e incuráveis
Foram aprovadas recententemente nos municípios vizinhos de Sopela e Getxo (Uribe Kosta, Bizkaia, EH), por iniciativa dos grupos municipais do Bildu.
O Município de Sopela pediu a liberdade condicional dos treze presos que têm doenças graves e incuráveis, depois de a moção apresentada pelo grupo municipal do Bildu ter sido aprovada em sessão de Câmara, na quarta-feira passada. A moção contou com os votos favoráveis dos sete vereadores do Bildu; os do PNV abstiveram-se; os dois do PSE-EE e o do PP votaram contra. O texto foi assim aprovado com sete votos a favor e três contra.
No dia 30, em Getxo, também foi aprovada em sessão de Câmara uma moção a favor da liberdade condicional dos presos com doenças graves; nesse caso, também com o apoio dos vereadores do PNV. PP e PSE-EE votaram contra. A foto diz respeito, precisamente, a Getxo. / Ver: algortaHerrira e algortaHerrira
«Inside on a Belmarsh cell» - Siroka
Canção solidária com os presos políticos bascos. A letra é de Imanol Galfarsoro. Cantam e tocam os Siroka, com a colaboração de J. Sangre (Governors), Leire (Lain), Aiora (Zea Mays) e Endika (121 Krew).