segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A esquerda abertzale vê a proposta da ETA como um grande incentivo à construção da paz

A porta-voz da esquerda abertzale Maribi Ugarteburu fez uma avaliação da proposta realizada pela ETA no seu último comunicado.
Para a esquerda abertzale, diz Ugarteburu, a proposta da ETA constitui um grande incentivo à construção da paz. (ezkerabertzalea.info) / Vídeos: cas / eus

A parelha franco-espanhola
Entretanto, o Governo espanhol, como tem sido habitual em relação aos últimos comunicados da ETA, limitou-se a referir, em declarações à Efe, que «o único comunicado esperado pelo Ministério do Interior é o da dissolução definitiva da banda». (naiz.info)

Já hoje, em declarações à comunicação social, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Philippe Lalliot, disse que o seu Governo irá apoiar «todos os esforços» do Executivo espanhol para acabar com a violência da ETA [sic; quer dizer, deve ter falado em francês, que é a língua da República, e nós traduzimos a partir da tradução que foi feita para euskara]. Para Lalliot, nos últimos anos têm-se registado «grandes avanços na luta contra o terrorismo» graças à a cooperação entre Frantzia e Espainia. (Berria)
[Para além deste caso, na notícia não se faz menção a outras situações de bloqueio a processos de paz, colonialismo e violência imperialista por parte da França, na Europa, em África ou no Médio Oriente.]