domingo, 18 de novembro de 2012

«Nem vencem, nem convencem. Só impõem»: marcha contra a imposição da bandeira espanhola em Sopela

Centenas de pessoas participaram ontem na concentração - e na manifestação que se seguiu - em defesa da ikurriña e contra a imposição da bandeira espanhola na localidade biscainha de Sopela.

A mobilização tinha sido convocada no dia 11 de Novembro por 42 eleitos em diferentes legislaturas na Câmara Municipal de Sopela, que se juntaram em torno de um manifesto que responde de forma unitária à imposição, sob ameaça, da bandeira espanhola.

Estes eleitos, que representaram HB, EA, Euskadiko Ezkerra, Berdeak, Ezker Batua, Euskal Herritarrok, ANV, Sopela Aurrera, e os que representam actualmente o Bildu subscreveram o manifesto referido, que tornaram público em conferência de imprensa.

Ontem, uma ikurriña enorme foi estendida na Praça do Município e, depois de várias intervenções políticas e da actuação musical do grupo Ukan, os presentes manifestaram-se pelas ruas da localidade de Uribe Kosta, atrás de uma faixa em que se lia «Sopelan geureak. Inposaketarik ez». No final, de regresso à praça, a mobilização terminou com o «Txoria txori», de Laboa. / Fonte: sopela.net e Gara / Vídeo: Espainiako bandera inposaketaren aurkako ekitaldia