domingo, 18 de novembro de 2012

O Sortu enviou a todos os presos políticos bascos uma proposta de debate

Na semana passada, o Sortu tornou extensivo a todas as pessoas que se definem como independentistas e de esquerda o convite à participação no seu processo de constituição.

O Sortu quer que esse processo seja popular e, assim, deseja promover o seu carácter participativo.

Neste sentido, o Sortu fez saber que enviou uma proposta de debate a todos os presos políticos bascos, por forma a garantir a contribuição e a participação de um grupo que não pode participar de forma directa nas assembleias.

O objectivo do Sortu é que os presos políticos possam estudar o documento e fazer as suas propostas, participando assim no processo de libertação e no processo de criação da nova organização política. / Fonte: naiz.info

Em Indautxu, pediu-se a liberdade de Fuentes
Cerca de 80 pessoas juntaram-se ontem à tarde no Txoko de Kirruli (cruzamento das ruas Doutor Areiltza e Licenciado Poza), no bairro bilbaíno de Indautxu, para exigir a libertação do refugiado Raúl Fuentes Villota, detido recentemente em Liverpool.

Os presentes disseram que ainda não há novidades sobre a situação de Fuentes e que esperam poder dá-las na concentração convocada para esta segunda-feira (20h00) no mesmo local.
Antes de a mobilização terminar, divulgaram a leitura da detenção de Fuentes feita pela esquerda abertzale, que considerou que «nenhuma detenção, associada ao conflito e à repressão, tem cabimento».

Fuentes foi detido anteontem de manhã pela Polícia britânica em Liverpool, acusado de ligação à ETA. Foi preso pela primeira vez em Junho de 1991 em Barakaldo (Bizkaia), juntamente com Juan Mari San Pedro Blanco e German Urizar de Paz, por alegadamente ir colocar uma bomba debaixo do carro de um polícia. Passou quatro anos preso, sendo libertado quando terminou o tempo de prisão preventiva; desde então (1995), encontrava-se foragido, de acordo com a versão do Ministério espanhol do Interior. / Fonte: BilboBranka

«A Procuradoria opõe-se à libertação de Biguri por "não existir perigo patente para a sua vida"» (Gara)