terça-feira, 20 de novembro de 2012

Napar Festa, a 22 de Dezembro, porque «mostrámos que continuamos vivos»

La Fiesta Nabarra ou Napar Festa, organizada pela iniciativa popular 1512-2012 Nafarroa Bizirik, terá lugar no próximo dia 22 de Dezembro no Pavilhão Anaitasuna, em Iruñea, e encerra o conjunto de actividades que se realizaram ao longo deste ano em defesa da soberania de Nafarroa.

No Anaitasuna, «vamos celebrar o facto de termos mostrado que continuamos vivos», diz a Nafarroa Bizirik. «Este povo que canta e dança nos dois lados dos Pirinéus» e que depois de 500 anos «de assimilação e aculturação» continua vivo bem merece uma festa a valer. A Nafarroa Bizirik mostra-se orgulhosa de ser navarra, e pede às pessoas que «continuem a contribuir para esse grande auzolan que foi o ano de 2012». Lembram que, «depois do Inverno que a nossa História teve de enfrentar, a árvore floresceu, e consideramos conveniente que, a partir de agora, essa árvore seja alimentada, para não a deixar secar. Chegou a hora da desconquista! Vamos reconstruir Nabarra!».

Desta forma, fazem um apelo a todos aqueles que aderiram à iniciativa, a todas e todos os nabarros que no dia 16 de Junho se manifestaram em Iruñea, aos que participaram nos debates e nas apresentações nas mais diversas localidades, aos que colaboraram de uma ou outra forma (artistas, gente da música, vereadores e autarcas, historiadores, gente do teatro, jovens, sindicalistas, pensionistas, mulheres, internacionalistas, os txikis [pequenotes] da casa, avós e avôs...) para que no dia 22 vão até ao Anaitasuna. / Ver: ateakireki.com / Mais informação: Nafarroa Bizirik