sábado, 17 de novembro de 2012

Três amigos dos presos Inés del Río e Josu Bravo tiveram um acidente quando os iam visitar

Segundo divulgou a associação Etxerat, três amigos dos presos políticos bascos Inés del Río e Josu Bravo sofreram um acidente de viação quando os iam visitar. O acidente ocorreu hoje de manhã, perto de León. Começou a chover e piso tornou-se escorregadio; então, perderam o controlo da viatura, embateram no separador central, atravessaram toda a outra faixa e foram parar à valeta.

Os três ocupantes da viatura não ficaram feridos, mas o automóvel ficou bastante danificado. Na sequência do acidente, as três pessoas não puderam realizar a visita de hoje a Inés del Río (na prisão de Curtis, Corunha), nem a de amanhã a Josu Bravo, na prisão de A Lama (também na Galiza).

A Etxerat fez saber que o acidente de hoje é o 13.º provocado pela política de dispersão este ano. Nos 23 anos de aplicação desta política [vingativa e criminosa] já perderam a vida em acidentes dezasseis familiares e amigos de presos políticos bascos. / Fonte: Berria

«O Governo espanhol rejeita a reunião de Aiete da próxima terça-feira» (naiz.info)
O Ministério espanhol do Interior disse que a reunião de Aiete agendada para a próxima terça-feira «obstrui de forma bastante grave o processo para conseguir a dissolução definitiva da ETA».
Uma porta-voz do Ministério espanhol do Interior referiu que o Governo espanhol «não precisa de mediadores nem verificadores para ver a situação da ETA», porque «as forças e os corpos de segurança do Estado, que são os verdadeiros verificadores, chegam e sobram».
A reunião de terça-feira é auspiciada por Jonathan Powell - chefe de gabinete de Tony Blair quando foi primeiro-ministro britânico -, que esteve esta semana em Euskal Herria.
Powell convocou todas as forças políticas e organizações que participaram na conferência de Aiete de 17 de Outubro de 2011, mas já se sabe que o PSE - que então participou - não estará presente, tal como o PP, que também não participou em 2011.

«O Fórum de Baiona vai procurar envolver a sociedade na solução do conflito» (naiz.info)
Representantes das plataformas Bake Bidea e Lokarri e da Universidade de Baiona deram a conhecer detalhes relativos ao fórum que irá ter lugar no dia 15 de Dezembro na referida instituição universitária da capital de Lapurdi, e que contará com a participação de algumas das figuras que estiveram na Conferência Internacional de Aiete, como Brian Currin e Pierre Hazan.
O propósito do fórum é, segundo indicaram, criar um espaço de reflexão permanente sobre a resolução do conflito e envolver a sociedade civil no processo.