domingo, 18 de novembro de 2012

Debate e reflexão, novamente protagonistas do Lenin Eguna

Fiel à filosofia que durante os últimos anos presidiu ao que é o Lenin Eguna [Dia de Lénine], o debate e a reflexão voltaram a ser, este ano, os principais protagonistas da jornada em Otxarkoaga (Bilbo). Debate e reflexão sobre a figura de Lénine, mas também sobre as suas evidentes ligações à luta de Euskal Herria pela independência e pelo seu projecto socialista.

A Kultur Etxea [Casa da Cultura] do populoso bairro bilbaíno quase encheu para o debate da proposta avançada pelo Boltxe, que se centrava no texto «Lenin, Txabi, Argala. Sobre la actualidad del V Biltzar». Este texto foi apresentado em forma de livro, recentemente publicado em castelhano e euskara pela Boltxe Liburuak.

As quase três horas de reflexão foram bastante produtivas, permitindo que os assistentes avaliassem a importância dos três revolucionários na Euskal Herria daqueles anos - os da V Assembleia - e a que têm nos dias de hoje.

Ao debate, seguiu-se uma oferenda floral junto à estátua de Marx e Lénine, que este ano contou com a presença de Periko Solabarria. Este realizou uma intervenção emotiva, como não podia deixar de ser, que mostrou aos presentes a sua dimensão humana e operária, verdadeira referência revolucionária em Euskal Herria.

O acto terminou com os presentes a cantarem o «Eusko Gudariak» e «A Internacional» em euskara; seguiu-se o almoço popular.

Em suma, o Lenin Eguna deste ano cumpriu os objectivos traçados pelo Boltxe. Não se trata de uma jornada nostálgica em que se evocam gestas passadas. Fala-se do dia de hoje, da nossa realidade e dos ensinamentos que continuamente emanam de Lénine e de outros revolucionários e revolucionárias - referências do Boltxe e de toda a humanidade progressista. / Fonte: boltxe.info