sábado, 10 de novembro de 2012

Semana da Solidariedade da Zabaldi: «Construyendo soberanías»

Depois de «Crisis, los trapos sucios del capitalismo» (2009) e «Por qué sostener un mundo insostenible» (2010), a XVI Semana da Solidariedade da Zabaldi volta a denunciar «o modelo de desenvolvimento que esteve - e está - na origem da actual situação de desigualdade social e económica, o modelo capitalista». Considerando que este sistema sujeita os cidadãos a uma «contínua perda de direitos e liberdades e a uma progressiva perda de soberania», e quando «o domínio do poder económico» no sistema capitalista até já «mudou governos europeus, como no caso da Grécia e da Itália, por tecnocratas fiéis aos seus interesses», a semana da Solidariedade da Zabaldi vai abordar a questão da soberania. «À esquerda, apresenta-se a necessidade imperiosa da defesa da soberania política (...) e da soberania económica, baseada na soberania alimentar e energética».

«Mas, face ao processo de globalização e do triunfo do capital especulativo, os povos podem ser soberanos? Como podemos alcançar a nossa soberania em pleno século XXI? Existe vida para lá da Comunidade Europeia ou do euro?» Tudo isto irá ser abordado na XVI Semana de Solidariedade da Zabaldi, em Iruñea.

Programa:
12 de Novembro, 19h30: «Estados sin soberanías. Alternativas independentistas», por Peres Puges (Asamblea Nacional Catalana) e Garbiñe Bueno (Independentistak sarea)
13 de Novembro, 19h30: «Una propuesta de soberanía energética en Navarra», por Pablo Lorente (Fundación Sustrai)
15 de Novembro, 19h30: documentário Homenaje a Cataluña II. Apresenta: Auzolan Euskal Herria
16 de Novembro, 19h30: «¿Es viable la salida del Euro?», por Astor García (FOIC: Fundación Obrera de Investigación y cultura) e Ricardo Molero (Grupo Economía Crítica)
Fonte: ateakireki.com e zabaldi.org [onde se pode ler o texto de apresentação na íntegra]