sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sindicatos e colectivos sociais fazem um apelo à mobilização em Bilbo contra os despejos

Sindicatos e movimentos sociais manifestam-se amanhã em Bilbo contra os despejos e os cortes sociais, bem como pelo direito a uma «habitação digna». Os convocantes criticaram as medidas tomadas pelo Governo espanhol nesta área.
A mobilização, convocada por ELA, LAB, ESK, STEE-EILAS, EHNE, HIRU, CGT-LKN, CNT e meia centena de organizações sociais, parte às 17h30 do Sagrado Corazón/Jesusen Bihotza e vai percorrer as principais ruas da capital biscainha, contra os cortes e os despejos - 14 por dia em todo o Estado espanhol.

Em conferência de imprensa, o responsável de política social do ELA, Mikel Noval, reivindicou o direito ao acesso a uma habitação digna, bem como a paralisação de todos os despejos de forma definitiva, para além da criação de um instituto de habitação pública.

Neste sentido, disse que aquilo que foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros não visa a criação de um parque habitacional público, mas sim que o Governo espanhol promova, juntamente com o sector financeiro, «um fundo social de habitação que é propriedade das entidades de crédito», algo que qualificou como «patético».

«Aquilo que o Governo aprova é supervisionado pela Troika e já sabemos o que isso significa. E nem o Governo basco nem o navarro fizeram o que quer que fosse para dar a volta a esta situação», criticou.
Defendeu ainda a necessidade de «vir para as ruas exigir que deixem de gozar connosco e alterem as políticas actuais», pois, em seu entender, ou «se pressiona» os representantes políticos ou estes «vão continuar a fazer o que banca quer».

Por seu lado, a secretária de políticas sociais do LAB, Beatriz Martxueta, sublinhou que a situação actual é «alarmante», devido a políticas de «empobrecimento» com destruição de emprego ou políticas de habitação baseadas na «especulação». / Notícia completa: naiz.info / VER: BilboBrankaboltxe.info e LAB 

Estado espanhol: «Outro assassínio do regime: um pessoa suicida-se em Córdova quando ia ser despejada de sua casa» (insurgente.org)

Concentração ruidosa da Herri Ekimena contra o orçamento da UPN
Começou ontem o mês de protesto promovido pela Herri Ekimena, com uma concentração ruidosa no Paseo de Sarasate, em Iruñea. A Polícia Municipal apareceu no local para comunicar a impossibilidade de se instalar uma estrutura para afixar cartazes e identificou uma pessoa.

Fonte: ateakireki.com