quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Uma familiar de dois presos afirma ter sido ameaçada por dois polícias em Tenerife

A familiar de Gari Arruarte e Ugaitz Errazkin, Izaro Arruarte, deu a conhecer esta manhã, perante os meios de comunicação social, o acosso a que foi submetida no dia 25 de Outubro, quando estava de férias em Tenerife.

Contou que, quando saiu para correr, dois homens se aproximaram dela afirmando que eram polícias, e mostrando-lhes as respectivas placas de identificação. De acordo com Arruarte, disseram-lhe que apenas queriam conversar com ela «sobre a situação política em Euskal Herria».

Como ela recusou, os homens começaram a ameaçá-la e insinuaram que tinham provas suficientes para a deter. Os presumíveis polícias deram-lhe então um prazo de 24 horas e tentaram encontrar-se com ela no dia seguinte no mesmo local. Arruarte não apareceu ao encontro e denunciou a ocorrência.

Perante a situação de acosso sofrido por Arruarte, a Etxerat referiu, numa nota de imprensa, que este testemunho mostra bem a situação que os familiares vivem e recordou a agressão a Enara Rodriguez.

A associação de familiares e amigos de presos políticos referiu que é a condição de familiar que faz com que estas coisas se passem e acrescentou que eles sofrem «a dobrar» a política de «excepção».

A Etxerat afirma que, «embora a maioria da sociedade basca viva um tempo de esperança», os familiares dos presos continuam a enfrentar «uma crua realidade». «Continuamos a fazer milhares de quilómetros todos os fins-de-semana e, assim, a arriscar as nossas vidas», acrescenta na nota.

O colectivo pediu o esclarecimento dos factos e a identificação dos responsáveis, tendo denunciado, por outro lado, «o silêncio da maioria dos meios de comunicação, bem como dos agentes políticos e sociais». Pediu «responsabilidade» a todos eles. / Fonte: naiz.info / Ver: etxerat.info

Em Soraluze, pediu-se a libertação de Lurdes Txurruka
Lurdes Txurruka encontra-se há 18 anos na prisão - cumpriu-os na semana passada. 
Em Soraluze (Gipuzkoa) realizou-se uma manifestação para pedir a sua libertação e mostrar-lhe a solidariedade da terra.
Também se exigiu o fim imediato da doutrina cuja aplicação implica a pena perpétua. / Fonte: herrira.org

Exposição na sede do Herrira de Baiona
Obras de diversos artistas encontram-se expostas na sede do Herrira em Baiona, na Pontrique karrika, 17.
Encontram-se representados, entre outros, Iker Valle, Alain Sistiaga, Rikardo Pascual, Irkus, Juan Gorriti, Mikel Aranoa ou Gonzalo Etchebarria.
Todas as obras estão à venda, para apoiar os presos.
Etor zaitezte ikustera! Venham ver! / Fonte: herrira.org