domingo, 18 de novembro de 2012

Analisam a necessidade de uma Comissão da Verdade e a sua função em Euskal Herria

Gara, Andoain * E.H.
Pessoas com experiência na recuperação da memória e na legalidade internacional sobre direitos humanos estiveram ontem no Martin Ugalde Kultur Parkea, em Andoain (Gipuzkoa), para participar no fórum de debate sobre uma Comissão da Verdade em Euskal Herria organizado pela associação memorialista Lau Haizetara Gogoan.

Houve quatro mesas de debate, nas quais se analisou, entre outras questões, se Euskal Herria precisa de uma Comissão da Verdade e que características deveria ter, além da função que deveria desempenhar. O encontro, a que assistiram dezenas de pessoas, pretendia ser uma aproximação a um debate profundo. A associação diz ter noção de que será necessário todo um desenvolvimento posterior e um intenso trabalho em diversas áreas, sobretudo em sede institucional.

Para falar dos desafios do futuro, ontem também se olhou para o passado, já que a Lei da Amnistia de 1977 foi o tema central da segunda mesa-redonda. Para além de salientarem a importância da solidariedade da juventude e a força da auto-organização, destacaram a importância de se partir da Guerra de 36 no momento de se fazer o balanço de tudo o que aconteceu nas últimas décadas. / Fonte: SareAntifaxista

Os anos 80 em Euskal Herria: «Atzo bertan: Un repaso a nuestra historia más reciente»
Como acontece todas as semanas, o jornalista Jon Mikel Fernández e o sociólogo Jakue Pascual ajudam-nos a viajar até aos agitados anos 80 em Euskal Herria. Uma abordagem em que recorremos, como sempre, à nossa hemeroteca e, concretamente, às edições do diário Egin daquela época. [Um programa com a qualidade da Infozazpi irratia.] (Info7 Irratia)