sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Maialen Zuazo, há mais de um mês em isolamento

Maialen foi detida pela Polícia espanhola no dia 27 de Junho deste ano no alto de Enekuri (Bizkaia), quando ia para a praia, para cumprir quatro dos sete anos de prisão a que foi condenada pela AN espanhola, por «colaboração com a ETA», depois de o Supremo Tribunal ter confirmado a sentença. Já tinha passado três anos na cadeia.

Agora o Herrira de Santutxu (Bilbo) fez saber que a jovem do bairro se encontra há cinco semanas em regime de isolamento na prisão madrilena de Soto del Real, desde que a transferiram do cárcere de Estremera, «sem que lhe digam em que prisão irá cumprir, definitivamente, o tempo de pena». Como tal, denunciou a sua situação e pediu às pessoas que lhe escrevam, para a ajudar a enfrentar a situação.

Zuazo foi detida pela primeira vez em Julho de 2008, juntamente com Anabel Prieto e Arkaitz Goikoetxea, e em Julho do ano passado foi posta em liberdade, depois de pagar uma fiança de 60 000 euros. Afirmou ter sido brutalmente torturada pela Guarda Civil enquanto permaneceu incomunicável. / Fonte: BilboBranka

Em Iruñea, concentração da Sasoia em defesa dos direitos dos presos políticos
A associação de reformados Sasoia realizou uma concentração ontem, ao meio-dia, em Iruñea, frente à Delegação do Governo, para pedir o fim da dispersão. Cerca de cem pessoas aderiram à mobilização, que tinha como lema «Presoen senideentzako zigorrik ez» [Não ao castigo às famílias].
Na ocasião, fizeram um apelo à participação na manifestação convocada pelo Herrira para dia 12 de Janeiro em Bilbo. / Vídeo: Sasoiaren konzentrazioa Iruñean / Fonte: ateakireki.com