quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Greve Geral: no País Basco Sul, o impacto fez-se sentir sobretudo em Nafarroa

Só em Nafarroa a jornada de greve e protesto teve um impacto importante, quase equiparável ao do Estado espanhol. Nos restantes herrialdes bascos, a paralisação liderada por UGT e CCOO não teve grande adesão. Quanto às mobilizações vespertinas, também não alcançaram um grande nível de participação, marcadas pela divisão.

A nível dos territórios bascos, Nafarroa foi aquele em que a greve geral convocada por CCOO e UGT teve uma maior adesão. À tarde, no entanto, foi a manifestação convocada pela Herri Ekimena a que reuniu milhares de pessoas no parque Antoniutti (Iruñea), de onde partiu em direcção à Praça do Castelo.

A mobilização convocada pelo colectivo navarro, que teve início às 19h00, contou com a participação de cerca 5000 pessoas e foi encabeçada por uma faixa em que se lia «UPN kanpora! Aldaketa soziala orain!» [UPN fora! Mudança social já!].

A Herri ekimena avisou que as mobilizações não terminaram ontem e anunciou que hoje dará início a uma série de protestos frente ao Parlamento de Iruñea para deixar claro que um outro tipo de orçamento é possível.

Houve ainda mobilizações em Gasteiz (cerca de mil pessoas), Donostia (cerca de 200 pessoas) e Bilbo (cerca de mil pessoas), convocadas por diversos colectivos e/ou pelos sindicatos CNT, ESK e CGT. Também houve mobilizações nas capitais dos quatro herrialdes do Sul convocadas por CCOO e UGT. / Ver: naiz.info e Gara / Ver também: ateakireki.com, ateakireki.com, SareAntifaxista e Berria

Vídeo-crónica da jornada de greve em Iruñea
Fonte: ateakireki.com / Outros vídeos: Jornada de greve em Iruñea (AteakIreki e AteakIreki)

Sobre a jornada de greve no conjunto do Estado espanhol, ver: lahaine.org e insurgente.org