quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Justiça francesa decreta libertação de Lorentxa Gimon

O Tribunal de Apelação de Paris decretou que a presa política basca Lorentxa Gimon, gravemente doente, seja posta em liberdade condicional no dia 1 de Março. Em Angelu (Lapurdi), terra natal de Gimon, a sua advogada, Maritxu Paulus-Basurco, afirmou tratar-se de «uma vitória política».

Paulus-Basurco recordou o longo e penoso trajecto percorrido pela angeluarra, que sofre da doença de Chron desde 1991 e cujo estado se agravou nos últimos meses, tendo sido hospitalizada de urgência três vezes entre 14 de Dezembro e 28 de Janeiro.

Também o Bagoaz, colectivo de defesa dos prisioneiros bascos, destacou a «vitória política, resultado da mobilizações», num dia em que se viram muitos sorrisos junto ao coreto de Angelu. Emilie Martin, uma das representantes deste colectivo, disse que «vão continuar a batalhar até à libertação do último preso». Neste sentido, foi anunciada uma nova mobilização para dia 9 de Abril em Donibane Lohizune (Lapurdi).

Desde 2014
Lorentxa Gimon encontra-se actualmente na cadeia de Rennes. Detida no Estado francês em 2003 e acusada de militar na ETA, foi condenada a 20 anos de cadeia. Em 2014, reunia as condições para aceder à liberdade condicional. No final de Novembro de 2015, a Justiça francesa concedeu-lha, mas o Ministério Público recorreu de imediato e o processo arrastou-se. / Ver: mediabask e argia