domingo, 14 de fevereiro de 2016

200 pessoas em Baiona pela libertação de Lorentxa Gimon

Cerca de 200 pessoas participaram ontem, 13, numa concentração frente à Subprefeitura do Governo francês em Baiona para denunciar o agravamento do estado de saúde da presa basca Lorentxa Gimon e exigir a sua libertação.

A mobilização foi convocada pelo colectivo Bagoaz, o mesmo que está a organizar os autocarros da marcha à prisão de Rennes (onde Lorentxa se encontra) que terá lugar no dia 20. Esta iniciativa, juntamente com a marcha à prisão de Monsanto, em Lisboa, associa-se, nesse sábado, à «grande marcha» que a esquerda abertzale está a promover a 40 prisões no Estado espanhol (mais info aqui).

Em Novembro do ano passado, um tribunal francês aceitou conceder a liberdade condicional a Gimon, mas o Ministério Público recorreu e a natural de Angelu (Lapurdi) continua na cadeia. Prevê-se que uma nova decisão seja divulgada no dia 25. Lorentxa Gimon tem a doença de Crohn desde 1991 e encontra-se presa em cadeias do Estado francês desde 2002. Para além da de Rennes (Bretanha), esteve nas cadeias de Fleury Merogis, Fresnes e Gradignan. / Ver: Berria