Os 18 membros da Indar★Gorri – torcida do Osasuna – detidos na segunda-feira foram postos em liberdade depois de serem presentes ao juiz Fermín.
Acusados de integração em «grupo criminoso», os indar gorris agora em liberdade recusaram-se a depor e têm de comparecer mensalmente num tribunal de Iruñea.
O juiz encarregue do processo, Fermín Otamendi, tem currículo na terra. É o mesmo que levou por diante a causa contra os «pescadores barbudos» que, no txupinazo do San Fermin de 2013, abriram um ikurriña gigante na Praça do Município de Iruñea [Pamplona], acusando-os de «crime contra a ordem pública».
Foi também o navarríssimo-espanholíssimo juiz que indeferiu a queixa apresentada por Aingeru Zudaire, jovem que perdeu uma vista depois de ser atingido por uma bala de borracha disparada pela Polícia espanhola no decorrer da greve geral de 26 de Setembro de 2012. O juiz sugeriu a Zudaire que fosse «reclamar» a quem tinha convocado a mobilização, ou seja, os sindicatos. / Ver: SareAntifaxista e Argia
Sobre as polémicas actuações do juez Fermin Otamendi epailea, ver tb: Gara