sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Três presos políticos bascos foram libertados ontem

Os presos políticos Jon Mintegiaga, Minde (Ibarra, Gipuzkoa), Aingeru Cardaño (Santutxu, Bilbo; actualmente em Munitibar, Bizkaia) e Mikel Askasibar (Bergara, Gipuzkoa) foram libertados ontem.

Minde foi detido em 12 de Janeiro de 2015, no âmbito de uma operação contra o Herrira. Encontrava-se preso na cadeia de Aranjuez, a 500 quilómetros de Ibarra, sua terra natal. Foi libertado ao fim da tarde, depois de pagar uma fiança de 20 000 euros, e fica a aguardar julgamento. Até lá, não pode sair do Estado espanhol e tem de comparecer semanalmente em tribunal. Quando chegou a Ibarra, à noite, houve grande festa e sessão de boas-vindas.

O bilbaíno Aingeru Cardaño saiu ontem de manhã da cadeia de Daroca (Saragoça). Foi encarcerado a 1 de Setembro de 2015, depois de, em Novembro do ano anterior, a AN espanhola o ter condenado, juntamente com o também bilbaíno Aitor Fernández, Piol, a três anos de prisão, acusando-os de uma acção de «violência urbana» em 2001. Ambos se recusaram a comparecer na cadeia voluntariamente, afirmando-se publicamente em «desobediência» contra a sentença a que foram condenados.

Cardaño passou cerca de cinco meses na prisão, depois de já ter cumprido dois anos e meio de pena. Piol continua na cadeia. Apesar de ser do bairro bilbaíno de Santutxu, Cardaño vive agora em Munitibar (Bizkaia), onde ontem recebeu um ongi etorri.

Também de manhã, Mikel Askasibar saiu da cadeia de Herrera de la Mancha, depois de ter cumprido 25 anos de pena. À saída da cadeia, Aska era aguardado por um grupo numeroso de familiares e amigos.
Ao fim da tarde, houve ongi etorri e grande festa em Bergara, sua terra natal. / Ver: argia e uriola.eus