sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A esquerda abertzale apresentou documento do processo «Abian»

Igor Arroyo (do sindicato LAB) e Marije Fullaondo (do Sortu), em representação do grupo que dinamiza o processo de debate no seio da esquerda abertzale («Abian»), apresentaram na quarta-feira, 10, em Donostia, o documento que irá ser debatido nas assembleias que terão nos próximos meses, até se chegar à aprovação do texto definitivo.

O texto agora apresentado é o resultado de uma fase de «escuta», na qual participaram 9000 pessoas. O documento será debatido em três fases em assembleias locais (nos bairros e terras de Euskal Herria). Cada participante terá direito a um voto e os presos e refugiados também poderão participar nas assembleias, através do voto delegado.

Entre 27 de Fevereiro e 5 de Março, terão lugar as primeiras assembleias, em que se fará um balanço do «Zutik Euskal Herria» até à actualidade e se procederá à votação da tese principal do documento (o processo independentista, como a esquerda abertzale o encara e propõe). Numa segunda fase, de 12 a 19 de Março, serão debatidas e votadas questões como: projecto político, estratégia, desenvolvimento táctico, resolução do conflito e organização. Na terceira fase, a 16 de Abril, serão votadas as emendas apresentadas na segunda fase. Posto isto, será apresentado o documento definitivo. / Mais informação: ezkerabertzalea.info / Documento: eus / cas