quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Três membros da Aitzina intimados a depor por «roubo de placas em francês»

A 14 de Julho de 2014, dia nacional da França, a organização juvenil Aitzina retirou das estradas do País Basco cem placas que indicavam os nomes das terras em francês e mandou-as de comboio para Paris, por considerar que aquilo «não lhes pertencia». Um ano e meio depois, prossegue o processo judicial contra jovens da organização; agora, mais três têm de depor na esquadra.

Na sequência desta acção, a 15 de Outubro de 2014, a Polícia francesa prendeu um membro do movimento juvenil e efectuou buscas na sua sede em Baiona, da qual levou material informático. No final de Novembro, foi preso Ieltxu Ostolaza e, em Dezembro, Koldo Etxegarai. Ambos tinham sido intimados a depor e ambos se recusaram a comparecer na esquadra, afirmando que «não iam entrar no jogo deles» e acusando o Estado francês de prosseguir com «o esquema de sempre». Foram postos em liberdade pouco depois.

A Aitzina denunciou estas novas intimações e pediu aos jovens que estejam «atentos», sublinhando que a «juventude basca não se intimidará». / Ver: kazeta.eus, topatu.eus e aseh