domingo, 28 de fevereiro de 2016

«A Galiza e os Ideais de Liberdade: Entrevista»

[Sobre a Galiza e o Diário Liberdade. Entrevista do Pravda a Maurício Castro] Maurício faz importante abordagem do regime de Franco, garantindo que o franquismo perpetrou «um dos grandes holocaustos do século XX, muito maior em termos quantitativos do que qualquer das ditaduras latino-americanas dos anos 70». Comenta ainda o que representa a atual ascensão do partido de esquerda Podemos em relação à soberania galega e, apresentando fatos relevantes, desmistifica a difundida ideia de que o Estado espanhol vive plena democracia.

Residente e originário da cidade de Ferrol, Maurício é também fundador do portal Diário Liberdade (www.diarioliberdade.org). Na Internet desde 2010, o portal foi banido duas vezes no Brasil: «O pessoal lá [no Brasil] não conseguia acessar [o Diário Liberdade], e as companhias fornecedoras de internet diziam que estava tudo normal. Curiosamente, quando a gente iniciou uma campanha nas redes sociais com chamadas e com contatos por e-mail contra essas companhias, denunciando abertamente censura, aí é que tudo voltou ao normal», conta um dos mais ativos militante do Diário Liberdade, que prefere o anonimato a fim de não sofrer represálias em solo galego.

Os desafios da Galiza não são poucos, e Maurício Castro traz uma visão tão precisa quanto crítica de um povo que luta há séculos pela autodeterminação, deixando claro ainda os motivos pelos quais sem socialismo não há independência. / Ler: port.pravda.ru