domingo, 14 de fevereiro de 2016

O encontro de estudantes europeus «Forum to Fight» realiza-se em Laudio de 26 a 28

O sindicato Ikasle Abertzaleak, em conjunto com outras organizações estudantis integradas na plataforma Para Los Pueblos, promove a realização, em Laudio (Araba), do «Forum To Fight», nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro. O programa de actividades já foi apresentado.

Com esta iniciativa, os estudantes pretendem denunciar o facto de o Processo de Bolonha ter aberto as portas à privatização do Ensino Público nos estados-membros da UE, e querem aproveitar a ocasião para responder, de forma articulada, às reformas educativas que estão a ser implementadas a nível europeu. Em simultâneo, querem unir as suas vozes e enviar uma mensagem «firme» em defesa de uma Educação pública e de qualidade.

Não é a primeira vez que Euskal Herria acolhe um fórum de estudantes a nível europeu. Em 2006, representantes de 15 organizações estudantis de toda a Europa juntaram-se em Bakaiku (Nafarroa) para combater o Processo de Bolonha. Do encontro saiu a Declaração de Bakaiku e, no seu âmbito, foram organizadas iniciativas de protesto conjuntas.

A plataforma Para los Pueblos é composta por estudantes das várias nações «negadas» do Estado espanhol, surgida na sequência das mobilizações 11x12, em 2012. Integram-na as organizações Ikasle Abertzaleak, SEPC, Seira, Agir, Liga estudantil galega, Yesca, Xunta estudiantil asturiana e SAT juventud. / Ver: topatu.eus, topatu.eus e argia