domingo, 7 de fevereiro de 2016

Rede Independentistak apela à participação nas comemorações do Aberri Eguna em Iruñea

A Independentistak sarea irá organizar as celebrações do Aberri Eguna [Dia da Pátria], dia 27 de Março, em Iruñea. Em simultâneo, quer promover estas comemorações «em todos os lugares do mundo onde a comunidade basca esteja presente».

Unir a reivindicação à celebração é um dos objectivos dos promotores, que estão a preparar um programa para o dia todo: ao início da tarde terá lugar a manifestação e o acto político; depois, haverá festa nas ruas de Iruñea até à noite - informam numa nota.

É intenção da Rede organizar um «Aberri Eguna aberto e participativo», que «una todos os independentistas, para lá de siglas e famílias políticas», afirmam, acrescentando que nas próximas semanas divulgarão uma reflexão política mais ampla em torno do Aberri Eguna de 2016, bem como mais detalhes relativos ao programa.

Também a nível internacional
Pelo mundo fora, nos lugares onde a comunidade basca está presente, tem vindo a crescer, de ano para ano, o número de celebrações do Aberri Eguna, afirma-se no texto, assim como o propósito de a Independentistak impulsionar esta dinâmica, recorrendo aos membros que tem em diversos países.

A Rede já está a trabalhar a todo o gás na organização das comemorações do Dia da Pátria e pede a todos os independentistas que respondam de forma colectiva ao desafio de 27 de Março. / Ver: argia e lahaine.org