quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Tribunal de Donostia arquiva caso da emboscada de Pasaia 32 anos depois

No início deste mês, um tribunal donostiarra arquivou o caso da emboscada de Pasaia, ocorrida há 32 anos e na qual foram mortos José María Izura, Pedro María Isart, Rafael Delas e Dionisio Aizpuru.

Em 1984, Lakua começou a investigar os factos, mas em 1987 o caso já tinha sido arquivado duas vezes. No ano 2000, o processo foi reaberto, para ter nova paragem em 2004. Em 2007, dois agentes prestaram declarações.

A iniciativa «Pasaiako sarraskia argitu» fez saber que, este sábado, familiares seus, de diferentes gerações, darão uma conferência de imprensa em Pasai Donibane (Gipuzkoa) para pedir «que se saiba a verdade» e divulgar os actos que terão lugar a 22 de Março em diversas localidades de Euskal Herria, por ocasião do 32.º aniversário da emboscada. Entre outras iniciativas, será apresentado um documentário sobre o caso que virá a público no ano que vem.

Para além disso, nas próximas semanas, em Azpeitia haverá uma exposição (de 12 a 27 de Março), um acto (dia 19) e uma oferta floral (dia 22). No bairro pamplonês da Txantrea, decorre desde o dia 22 e prolonga-se até 3 de Março uma exposição temática na biblioteca local. / Ver: naiz