segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cinco jovens são julgados na quarta-feira por um corte de estrada em 2007

O Ministério Público (MP) pede dois anos e meio de cadeia para cada um dos jovens que participaram no corte da A-8, em Zarautz (Gipuzkoa), para protestar contra a sentença do processo Jarrai-Haika-Segi (12 anos e meio no total). O julgamento já foi adiado quatro vezes.

Por participarem na acção referida, Asier Alberdi (Bilbo), Saioa Zerain (Gasteiz), Aritz Azkona (Arrieta, Bizkaia), Naroa Ariznabarreta (Eibar, Gipuzkoa) e Ainara Ladron (Elgoibar, Gipuzkoa) foram intimados a comparecer como arguidos no Tribunal de Donostia, esta quarta-feira, 2 de Março. O protesto de Janeiro de 2007 foi uma de várias acções de protesto levadas a cabo contra o acórdão do Supremo Tribunal espanhol sobre o caso Jarrai-Haika-Segi. Alguns dias depois, o Supremo declarou a Segi «terrorista».

Com a acção de protesto de 2007, os jovens quiseram sublinhar duas reivindicações principais: defender o direito da juventude basca à militância política e denunciar as graves consequências que a classificação da Segi como «terrorista» traria para a juventude basca e para a luta de libertação de Euskal Herria. Em nove anos de processo, o julgamento foi marcado quatro vezes: primeiro na AN espanhola e depois no Tribunal de Donostia.

Mobilizações
Para quarta-feira, foi convocada uma manifestação para Eibar (19h00, Untzaga plaza) e uma concentração para Gasteiz (19h00, Andra Mari Zuriaren plaza). / Ver: topatu.eus e aseh

NOTA: perguntaram-nos se a acção de protesto não era posterior à decisão judicial de ilegalização da Segi. Respondemos: o Gara de 14/01/2007 diz que a acção ocorreu «ontem», 13 de Janeiro de 2007, e a decisão do tribunal saiu no dia 19. É essa a informação que temos e partilhámos. Se for errada, agradecemos que nos corrijam.