domingo, 29 de novembro de 2009

20 000 pessoas apoiam o Movimento Juvenil em Bilbau

Poucas horas depois de ter lugar a operação policial contra a juventude independentista basca, o Ministério do Interior espanhol veio apregoar que tinham «decapitado» o sector mais dinâmico e comprometido desta sociedade. No entanto, ontem, em Bilbau, Rubalcaba ganhou mais de 20 mil novas cabeças para cortar. A mensagem dos jovens aos políticos, juízes e polícias espanhóis foi muito clara: «Ez gaituzue geldituko» [Não nos vão parar].

«Proiektu guztiak, eskubide guztiak» [Todos os projectos, todos os direitos]. Com este lema, vieram ontem para a rua milhares e milhares de pessoas em resposta à grande operação policial contra a juventude basca dirigida na terça-feira de madrugada pelo juiz Grande-Marlaska. Sendo muito grande, a mobilização não foi tão massiva como a de Outubro em Donostia, mas a força que transmitiram aqueles que se juntaram em Bilbau havia muito que não se via em Euskal Herria. Foi realmente uma demonstração de força por parte de uma juventude que avisou os que insistem em fazer dela o alvo que se metem em apuros, que não vão ter mão nela.

Na longa hora que a marcha demorou a fazer o percurso entre a Praça Aita Donostia e a Câmara Municipal, as palavras de ordem e os aplausos não cessaram nem um minuto entre os manifestantes, à frente dos quais avançavam centenas de jovens sem faixa - esta ia alguns metros atrás -, e abriam caminho só com as suas vozes.

Atrás destes, mais de 20 mil jovens chegados de todos os pontos de Euskal Herria. Jovens de 17, 19 ou 25 anos, mas também muitos de 42, 54 ou 67. «Mais que nunca, agora é o momento de avançarmos unidos. Porque, se estivermos unidos, não nos vão poder parar, porque juntos somos imparáveis». Estas palavras aqueceram a intervenção que dois jovens fizeram a partir da CM de Bilbau, e a mobilização de ontem também teve muito disso, de mostra de unidade, de aconchego a uma juventude que foi atingida mas sobre a qual se deve erigir o futuro deste povo. Porque, como referiram duas familiares que também tomaram a palavra após a marcha, «que futuro tem um povo cuja juventude vê recusada os direitos mais básicos?».

«Enchem-nos de orgulho»
Estas duas familiares transmitiram essa reflexão aos agentes políticos e sociais de Euskal Herria depois de agradecerem os numerosos apoios recebidos após a operação policial e depois de recordarem que os seus familiares, que os seus filhos e filhas, «não são delinquentes, não são ladrões; são estudantes, trabalhadores, sonhadores, generosos e lutadores». E, por isso, deixaram claro que gostam muito deles e «nos enchem de orgulho», porque «trabalham pelo que querem e expressam os seus pensamentos». «A independência é para eles, mais do que um sonho, uma maneira de pensar e agir», afirmaram, sublinhando também que «é por essa razão, e não outra, que os detiveram». Nesse momento, o grito de «Independentzia!» fez-se ouvir ainda mais alto.

As familiares afirmaram que, depois de a Polícia espanhola e a Guarda Civil terem levado os seus seres queridos, estes foram submetidos ao regime de incomunicação. E referiram que «neste povo conhecemos muito bem o que é o regime de incomunicação» porque são muitos aqueles que o padeceram anteriormente, apesar de organizações internacionais como a ONU insistirem em reclamar a sua derrogação. Acabaram a intervenção fazendo chegar o seu carinho aos jovens que foram detidos e encarcerados e um abraço a toda a juventude independentista.

Comprometidos e organizados
Depois da intervenção de dois bertsolaris, dezenas de representantes do Movimento Juvenil subiram à varanda da Câmara Municipal, e dois deles dirigiram-se aos presentes para explicar que responderão a esta operação, «que não foi a primeira e que seguramente não será a última», trabalhando e construindo, «mais que nunca». Como está a acontecer nestes dias nos encontros do movimento juvenil em Zestoa (Gipuzkoa), para os quais convidaram os presentes.

Afirmaram que os detidos são jovens «comprometidos com Euskal Herria, organizados em prol deste povo». Para eles, e para quem escapou à operação, houve uma evocação emocionada. E lançaram um aviso aos seus agressores: «têm pela frente um povo inteiro».

Iker BIZKARGUENAGA
Fonte: Gara
-
Mais fotos: Reportagem fotográfica da GEHEpress-Boltxe.info
http://www.lahaine.org/index.php?p=41737

-
EUSKAL GAZTERIA AURRERA!



Vídeos da manifestação que ontem decorreu em Bilbau, com o lema «Todos os projectos, todos os direitos», e em que participaram mais de 20 mil pessoas.
Se algum dos leitores por acaso deparar com estas imagens ou coisa que se pareça na comunicação social portuguesa, agradecemos a fineza. É que nos lava a desconfiança de pró-espanholismo guerreiro e outras mais atrozes ainda. Agradecidos e ao dispor de vossas excelências.

Gora Euskal Herria askatuta! Viva a Juventude Independentista Basca!