quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os presos Pako Palacios e Aitziber Sagarminaga em liberdade


O preso político santurtziarra Pako Palacios foi posto em liberdade no domingo, abandonando por volta das 8h da manhã a prisão de Curtis, na Galiza. Palacios cumpriu na totalidade a pena a que a Audiência Nacional espanhola o condenou.

Palacios foi encarcerado pela primeira vez no dia 2 de Fevereiro de 1992 e saiu em liberdade cinco anos mais tarde, a 28 de Fevereiro de 1997. Foi detido novamente no dia 10 de Março de 2004, quando se preparava para ir ao Centro de Saúde do bairro Mamariga, em Santurtzi (Bizkaia).
O Movimento pró-Amnistia afirmou que nestes últimos anos Palacios sofreu as consequências da política de dispersão. Passou, entre outras, pelas prisões de Alcala Meco, Ourense, Valdemoro, Albacete, Jaén e Curtis.

Palacios, que deixou para trás a prisão galega de manhã, chegou a Santurtzi à tarde. À porta da herriko taberna da localidade biscainha, umas 130 personas deram-lhe as boas-vindas. Depois de lhe entregar um ramo de flores, uma habitante de Santurtzi dançou o aurresku de honra. Um membro do Movimento pró-Amnistia de Santurtzi tomou a palavra para incentivar as pessoas ali presentes a continuarem com o seu apoio aos perseguidos políticos. No final, Palacios retirou a sua fotografia da parede do bar.

As informações que chegaram de Santurtzi falam de tranquilidade no decurso da homenagem prestada ao já ex-preso político. Convém recordar que no dia 22 de Outubro a Ertzaintza fez de desmancha-prazeres no ongi etorri ao santurtziarra Patxo Zabala, dispersando a concentração e identificando cinco pessoas.

Cinco anos presa
Por seu lado, esperava-se que a presa política Aitziber Sagarminaga abandonasse no domingo a prisão de Foncalent em Alicante, depois de cinco anos de cativeiro. A bilbaína foi detida no dia 11 de Novembro de 2004 pela Guarda Civil, acusada de ligação à ETA, o que lhe valeu cinco anos atrás das grades. Passou pelas prisões de Soto del Real, Alcalá, Villabona e Foncalent.
Fonte: Gara