Em memória de Santi Brouard e Josu Muguruza, figuras que iluminam o caminho de Euskal Herria para a soberania.
Ver também, a propósito das homenagens a Santi e a Josu:
«A Ertzaintza intervém na homenagem a Brouard e Muguruza, em Bilbau, e retira uma faixa»
Na sexta-feira, a Ertzaintza interveio na homenagem a Santi Brouard e a Josu Muguruza, mortos há 25 e 20 anos, respectivamente, e levou uma faixa em que se lia «Josu Muguruza, PSOEk erahila» [Josu Muguruza, assassinado pelo PSOE], alegando que cumpriam ordens.
http://sareantifaxista.blogspot.com/2009/11/el-gal-vuelve-actuar-en-bilbo.html
«No sábado, a Ertzaintza voltou provocar Rekalde sem êxito»
O mural que se encontra no bairro de Errekalde, em Bilbau, tinha sido vandalizado no dia 18 e no sábado passado, no âmbito de uma cerimónia de homenagem a Josu Muguruza em que participaram, entre outros, membros da esquerda abertzale, da Sare Antifaxista ou do Boltxe Kolektiboa, diversas pessoas decidiram reconstruir o mural. Nessa altura, apareceram dois carros da Ertzaintza e os agentes tentaram identificá-las, por entre o repúdio dos populares.
Entretanto, correu pelas redondezas o rumor da agressão policial e um número crescente de pessoas fez frente aos agentes, discutindo com eles e defendendo quem dava cara nova ao mural. Os agentes lá acabaram por se ir embora, por entre aplausos e... «que se vayan!».
Por fim, a calma regressou a Errekalde e, quando o trabalho artístico foi dado por concluído, os que nele participaram foram ovacionados pela população do bairro que ali se encontrava.
Naquele local, Josu olha para o bairro por cima da repressão. Os autores do mural reconheceram que, sem a presença dos populares, teriam sido detidos. Mais uma pequena vitória do Movimento Popular sobre o sistema e o seu aparelho repressivo.
http://www.lahaine.org/index.php?p=41543
Argazkiak eta laguntzaile / Fotos e colaboração: Soniko
http://kalekobegiak.blogspot.com/
http://www.flickr.com/photos/soniko/
Fonte: SareAntifaxista