sábado, 14 de novembro de 2009

Falange y Tradición = GAL


Faltam poucos dias para uma data marcada a vermelho-sangue nos calendários, faltam poucos dias para 20 de Novembro, poucos dias para esse 20-N, dia em que, ao cabo de 40 anos, a ditadura espanhola mudou de generalíssimo, para continuar outros 34 anos.

Um dia, o 20-N, marcado na memória colectiva, do povo basco e também de todos os povos disso que se empenham em chamar Espanha, marcado não pela morte de nenhum duende, mas antes pelos assassínios, por parte do governo, dos dirigentes independentistas Josu Muguruza e Santi Brouard, que ocorreram há 20 e 25 anos, respectivamente. 20 e 25 anos de sofrimento, de repressão, de guerra suja.

Hoje, 20 e 25 anos mais tarde, a guerra suja volta aonde nunca deixou de estar, volta a Euskal Herria. Nestes mais de 70 anos, desde que o ditador de perna curta tomou o poder e que o seu sucessor lhe pegou, a repressão foi uma constante em Euskal Herria. O que antes se chamava GAL, agora chama-se Falange y Tradición. Porque não nos enganemos, ou antes, não nos enganem, a Falange y Tradición não é uma organização formada por cinco pessoas de ideologia fascista, a Falange y Tradición é muito mais e, ao mesmo tempo, uma patranha. A FyT é o que há alguns anos chamávamos GAL, um grupo nascido nas cloacas do estado, para punir a dissidência basca.

Dizem-nos que prenderam cinco pessoas relacionadas com este grupo e que o problema acabou, garantem-nos que o estado funciona e a justiça é igual para todos. E nem eles acreditam nisso. Não sabem, não conseguem mentir sem que se note. A Falange y Tradición sequestrou e assassinou Jon Anza? Quem foi? Não pensem que nos esquecemos por um momento de Jon e dos que como ele foram vítimas de sequestro - quem foi?

Por esta altura, as vossas mentiras não valem de nada, tiveram o atrevimento de dizer que os GAL eram uma invenção do HB, foi Amedo quem o disse, o HB tinha inventado os GAL, os mesmos que assassinaram Josu e Santi. Hoje atrevem-se a condenar a FyT como se isso fosse uma declaração inequívoca de que se está contra ela. Mais uma vez, mostram que a política de condenações não serve para nada, e que para vocês é igual condenar a ETA, a FyT ou as mini-saias.

Sabemos quem foi, sabemos que são vocês e, que não vos reste a menor dúvida, um dia hão-de cometer um erro, hão-de ficar expostos, e ali estaremos nós, desta não se livram. Entretanto, vamos prosseguir o nosso trabalho, como o Josu e o Santi teriam desejado, vamos continuar a fazer dia após dia o caminho que havemos de percorrer, vamos caminhar em direcção à solução do conflito, sem esquecer o Josu e o Santi, tendo-os sempre na memória, na memória colectiva do povo basco, a eles e a todos e todas as que, como eles, deram e estão a dar tudo por este país. Porque são, vocês todos, a luz que ilumina o nosso caminho, porque são a mão que nos guia, porque são o bater do nosso coração.

Maite Zaituztegu! Gogoan Zaituztegu!
Gaurko eta atzoko faxismoaren aurka!

Oier AZKARRA GRAJALES
militante independentista
Fonte: SareAntifaxista