sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Acredite se for capaz: o prémio do PEN Club alemão foi entregue a Garzón

Em Darmstadt, o PEN Club da Alemanha distinguiu ontem o juiz espanhol Baltasar Garzón com a medalha Hermann Kesten, recheada com 10 000 euros, pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos. O acto de entrega decorreu sem incidentes, mas não foi tão tranquilo e solene como os organizadores esperariam.

Uma hora antes de a cerimónia se iniciar, uma dezena de pessoas juntou-se para protestar contra a entrega do prémio a Garzón. Exibiram uma faixa com uma mensagem para os alemães, que dizia na sua língua «Aqui se honra um Täter (autor dos factos)» e com outro slogan que, em castelhano, se dirigia ao galardoado: «Aqui honra-se a violação da liberdade de expressão».

O protesto foi secundado pelo comité regional do partido Die Linke (A Esquerda). No seu comunicado, partilha as críticas que a secção alemã dos Euskal Herriaren Lagunak (EHL) tinha formulado numa carta aberta no domingo. Die Linke critica «a entrega do prémio, porque debilita a liberdade de expressão e de informação e agrava a posição dos jornalistas encarcerados, perseguidos e ameaçados, não só no País Basco». A formação política convidou o PEN Club alemão a debater publicamente o papel que o juiz Baltasar está a desempenhar no Estado espanhol.

Surpresa e estupefacção
De facto, a carta gerou surpresa e estupefacção entre vários membros do PEN Club alemão, que até agora só conheciam a versão oficial sobre as acções de Baltasar relativamente à detenção do ditador chileno Pinochet ou investigações relacionadas com a tortura na prisão norte-americana de Guantánamo.
Ao ver na Internet que também o PEN Club basco se tinha posicionado contra o juiz espanhol e a Audiência Nacional espanhola pelos atropelos cometidos contra meios de comunicação e jornalistas bascos, protestaram contra a entrega do prémio e pediram mais informação sobre a situação em Euskal Herria.

Ingo NIEBEL
Fonte: Gara

Mais informação:
«Críticas ao PEN Club alemão por entregar ao juiz Garzón um prémio de direitos humanos»
http://www.gara.net/paperezkoa/20091111/166007/es/Criticas-PEN-Club-aleman-----entregar-juez-Garzon-premio-derechos-humanos

«German PEN», de Laura Mintegi, presidente do Euskal PEN-Basque PEN
http://www.gara.net/paperezkoa/20091112/166181/eu/German-PEN
Em inglês:
-
É do Tasio, claro!