sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Acosso ao Movimento Popular e às mostras de solidariedade


Em Bilbau, a Txori Barrote e a Kaskagorri sem «txosna» em 2010 e 2011
Bilbo * E.H.
O Município de Bilbau não atendeu às alegações apresentadas pelas duas comparsas e pela respectiva federação, proibindo-as de instalar uma txosna [barraca de festa] nas edições de 2010 e 2011 da Aste Nagusia [Semana Grande] bilbaína. Na origem da penalização está um relatório policial no qual se acusa ambas as konpartsak de exibir fotos de presos políticos bascos. Em 2012, já podem voltar à festa, mas só se forem bonzinhos, domesticados, pacatos e pouco solidários com os presos políticos bascos, pois, para participarem de novo no arraial, têm de se comprometer primeiro a respeitar a badalada Lei das «Vítimas» e o Regulamento das Festas.
A Bilboko Konpartsak (http://www.bilbokokonpartsak.com/) mantém a convicção de não ter cometido «qualquer infracção». Afirmaram, inclusive, que em 2008 perguntaram aos responsáveis municipais se era proibido colocar fotos nas txosnas e que receberam como resposta «que não, que com as fotos» não havia problema, e que na edição deste ano da Aste Nagusia «ninguém» os alertou para o facto de que estarem a cometer qualquer irregularidade. A federação das konpartsak já avisou que a Aste Nagusia de 2010 corre perigo.

Sare Info:
http://www.berria.info/albisteak/37600/Txori_Barrote_eta_Kaska_Gorri_konpartsek_ezingo_dute_jaietan_parte_hartu_Bilboko_Udalaren_erabakiz.htm
http://www.gara.net/paperezkoa/20091126/168818/es/Azkuna-exige-comparsas-castigadas-que-cumplan-Ley-Victimas-2012
http://sareantifaxista.blogspot.com/2009/11/azkuna-mantiene-su-duro-castigo-para.html
http://sareantifaxista.blogspot.com/2009/11/bilboko-konpartsak-considera-el.html
http://sareantifaxista.blogspot.com/2009/11/aste-nagusia-nacio-en-1978-frente-las.html

Fonte: SareAntifaxista

Membros das peñas Armonía Txantreana e San Fermín pela segunda vez em tribunal
Iruñea * E.H.
Para apoiar os sócios de ambas as colectividades, mais de uma centena de pessoas concentrou-se, na última quarta-feira, em frente ao Palácio da Justiça da capital navarra.
Trata-se da segunda vez que membros das peñas Armonía Txantreana e da San Fermín têm de prestar declarações no tribunal de excepção espanhol pela alegada prática de «enaltecimento do terrorismo» nos cartazes das Festas de San Fermin, embora o processo esteja a decorrer em Iruñea [Pamplona].
Stop kriminalizazioa!
Fonte: SareAntifaxista