quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A maior operação policial dos últimos anos

Tasio (Gara)

«O juiz recusa-se a aplicar as medidas de prevenção contra a tortura aos detidos, que permanecem sob regime de incomunicação»
Os 34 jovens independentistas ontem detidos em Hego Euskal Herria continuam sob regime de incomunicação em Madrid, na esquadra central da Polícia espanhola e na Direcção-Geral da Guarda Civil. O juiz Fernando Grande-Marlaska recusou-se a aplicar as medidas solicitadas pelos advogados dos detidos para prevenir a ocorrência de maus tratos.
http://www.gara.net/azkenak/11/168683/es/El-juez-rechaza-aplicar-medidas-para-prevenir-tortura-detenidos-que-estan-incomunicados

«34 detidos numa operação punitiva contra os jovens da esquerda abertzale», de Ramón Sola
O Estado espanhol supera-se a si mesmo na sua guerra contra a esquerda abertzale. Polícia espanhola e Guarda Civil efectuaram ontem a maior operação em muitos anos e optaram por dirigi-la contra os seus jovens. Na sequência de 34 detenções, multiplicaram-se as inspecções em busca de elementos que sirvam de prova, embora Rubalcaba tenha deixado claro que não precisa delas: basta acusá-los de pertencerem à Segi e, portanto, ao «alfobre da ETA».
http://www.gara.net/paperezkoa/20091125/168672/es/34-detenidos-una-operacion-castigo-contra-jovenes-izquierda-abertzale

«Comprometidos e preparados de sobra», de Iñaki Iriondo
Os jovens detidos ontem são conhecidos e estimados no seu meio social. Não escondiam a sua ideologia, a maioria realizava ou tinha realizado estudos com normalidade e, para lá da sua militância política, trabalhavam nas mais diversas associações. Um retrato distante da imagem que certos meios vendem e que é comum na esquerda abertzale.
http://www.gara.net/paperezkoa/20091125/168612/es/Comprometidos-sobradamente-preparados