sábado, 14 de novembro de 2009

Gerry Adams exige a liberdade de Otegi para dar um impulso à paz


O líder republicano irlandês e referência do processo político no Norte da Irlanda, Gerry Adams, considera que Madrid deve libertar de forma incondicional Arnaldo Otegi e os restantes independentistas encarcerados, para que possam trabalhar na consecução de um processo de paz. «Deveriam dar-lhes espaço para desenvolver os fundamentos da 'nova fase, das novas estratégias e dos novos instrumentos' para alcançar um novo quadro no País Basco».

O líder do Sinn Féin, Gerry Adams, emitiu ontem um comunicado em que pede «a liberdade de Arnaldo Otegi e dos seus companheiros para lhes permitir lograr essa importante tarefa», em alusão à consecução de um cenário democrático e de paz para Euskal Herria.

«A continuação da violência, mortes, abusos de direitos humanos e detenções não vão gerar uma solução para o conflito no País Basco. Mas cinquenta anos de conflito mostram-nos que este panorama se poderia perpetuar de forma indefinida no futuro», começa assim a nota enviada por Adams.

«Um homem de paz»
«A única vitória alcançável para o Governo de Madrid e os nacionalistas bascos é o logro de um quadro e de um processo no qual as diferenças políticas possam ser tratadas e abordadas por vias puramente políticas», prossegue Adams, para, logo de seguida, afirmar que «a detenção de Arnaldo Otegi e dos seus companheiros representa, a meu ver, um obstáculo para este objectivo. Conheço Arnaldo Otegi há vários anos. Creio que é um homem de paz. Penso que este ponto de vista é também partilhado pelas milhares de pessoas, de diferentes sensibilidades políticas, que se manifestaram publicamente contra a sua detenção».

Neste ponto, refere que «as recentes posições públicas de Otegi e Rufi Etxeberria constituem indicadores positivos da sua disposição de perseguir e enfrentar todos os desafios e dificuldades inerentes à construção e ao desenvolvimento de um processo de paz. E isto não vai ser fácil».

O líder republicano insiste na ideia de que devem ser postos em liberdade para lhes «permitir lograr esta importante tarea».

Fonte: Gara via kaosenlared.net