terça-feira, 24 de novembro de 2009

A esquerda abertzale afirma que o PSOE procura frustrar o debate político e abortar «todas as soluções pela força»


A esquerda abertzale expressou em primeiro lugar a sua solidariedade aos jovens detidos esta madrugada e aos seus familiares e amigos, e manifestou-se preocupada com ao tratamento que possam receber enquanto permanecerem em poder da Polícia, ao mesmo tempo que exigiu a sua «imediata» libertação.

No comunicado que divulgou, a esquerda abertzale recorda que anda há vários meses imersa num debate profundo e a trabalhar para definir «uma estratégia eficaz que conduza Euskal Herria a uma mudança política e a um cenário democrático», algo de que, na sua óptica, «o Estado espanhol tem medo, de forma bastante evidente».

Em seu entender, «já se sabia que o Estado iria empreender operações repressivas deste tipo para frustrar esse debate e a iniciativa política da esquerda abertzale, pois, na verdade, a repressão é o único instrumento que o Estado espanhol possui».

A esquerda independentista insiste na ideia de que o Estado espanhol tem «um medo enorme» do debate político porque «carece de argumentos para justificar a negação de Euskal Herria e o direito da cidadania basca a decidir». Neste sentido, afirma que o PSOE «quer fechar a via a todas as soluções pela força» e pretende «impor pelas armas o projecto de Espanha».

A esquerda abertzale reitera o seu compromisso com os conteúdos da declaração de Altsasu e realça que «nenhum ataque repressivo nos irá tirar do nosso caminho».

«Por mais que ladrem, não nos vão desviar da nossa decisão de empreender e desenvolver um processo democrático. A esquerda abertzale está disposta a empreender um confronto político com o Estado, e dá as mãos aos agentes políticos, sindicais e sociais para levar a cabo este processo».

Finalmente, apela à participação nas mobilizações que forem convocadas para protestar contra esta «operação político-policial».
Fonte: Gara
---
Comunicado na íntegra:

«Declaração da Esquerda Abertzale face à detenção de 34 jovens independentistas bascos»
http://www.ezkerabertzalea.info/irakurri.php?id=2716