Os afectados pelos ataques fascistas e pela guerra suja, que vão tentar apresentar-se como acusação particular, desconhecem ainda as acusações concretas que pendem sobre as pessoas detidas
A suposta desarticulação do grupo de extrema-direita Falange y Tradición levou a que pessoas afectadas pelas suas acções tenham comparecido perante os meios de comunicação para afirmar que ainda existem perguntas sem resposta relativamente a este caso, como "a da impunidade das suas actuações, o manto de silêncio que as envolvia e quem estava por trás destes ataques".
Criticaram ainda o "tratamento benevolente" dado aos detidos, cujos "nomes não foram divulgados - apenas as iniciais -, e cujas fotos não apareceram em nenhum meio, assim como do material apreendido, e, apesar da gravidade das acções que lhes são imputadas, dois saíram em liberdade". Neste sentido, disseram que esta operação não constitui, "precisamente, uma amostra de eficácia policial, aplicação da lei por igual e perseguição ao crime independentemente da sua cor". Sobretudo tendo em conta que "em Euskal Herria colocar um cartaz constitui motivo suficiente para que a Lei Antiterrorista seja aplicada ou que desenhar uma caricatura de um preso numa faixa das peñas faz com que uma pessoa tenha de prestar declarações na Audiência Nacional".
Além de criticarem as palavras de Rubalcaba, que qualificou as acções da Falange como "actividades e incidentes", chamaram a atenção para o facto de outros casos de guerra suja continuarem por esclarecer. "Ainda há alguns por assumir, como o meu próprio sequestro - disse Dani Saralegi -, o sequestro, as torturas e o pedido de colaboração a Alain Berastegi ou, como publicava o Gara, o sequestro e o assassínio de Jon Anza".
Fonte: apurtu.org
Mais informação:
«O Tribunal mantém ocultas as acusações à Falange y Tradición»
http://www.gara.net/paperezkoa/20091103/164675/es/El-Juzgado-mantiene-ocultas-imputaciones-Falange-Tradicion
«Voltam a queimar as bandeiras da herriko de Hondarribia»
http://www.gara.net/paperezkoa/20091103/164675/es/El-Juzgado-mantiene-ocultas-imputaciones-Falange-Tradicion
«A Fundación Federico Engels e o Sindicato de Estudantes denunciam a existência de inscrições fascistas no seu espaço de Gasteiz»
http://sareantifaxista.blogspot.com/2009/10/la-fundacion-federico-engels-y-el.html
«Está realmente desmantelado o grupo Falange y Tradición?»
http://sareantifaxista.blogspot.com/2009/10/esta-realmente-desmantelado-el-grupo.html
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Ataques fascistas: denunciam a benevolência com que os detidos da Falange y Tradición foram tratados
Etiquetas:
apurtu,
Guerra Suja,
humilhação,
movimentos fascistas,
Notícias,
VIDEO