quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Apartheid: um tribunal de Bilbo confirma a suspensão de Jone Artola como txupinera da Aste Nagusia

Um tribunal bilbaíno confirmou a suspensão provisória de Jone Artola, decretada no passado dia 9, como txupinera [a que lança o foguete] das festas da Semana Grande de Bilbo, que arranca este sábado.

A suspensão cautelar fora decretada na sequência de um recurso interposto pelo Ministério Público, por ordem do vice-rei espanhol em Euskadi, Carlos Urquijo, no qual se aludia à ligação de Artola à esquerda abertzale, à associação de familiares e amigos de presos políticos bascos Etxerat e à comparsa Txori Barrote.

A Câmara Municipal de Bilbo e a Bilboko Konpartsak apresentaram alegações em defesa da nomeação de Artola como txupinera (a Bilboko Konpartsak considerou que as alegações municipais eram «frouxas»), mas o juiz decidiu manter a suspensão e - note-se a preciosidade - dá um período de quinze dias para se apresentar um recurso de apelação em tribunal, quando as festas... começam este sábado, 17. / Ver: naiz.info

«"Não contemplamos outra txupinera que não seja Artola", respondem as comparsas de Bilbo» (naiz.info)
A Bilboko Konpartsak lamentou a decisão do juiz e afirmou que não encara a possibilidade de designar outra pessoa, por entender que se trata de «uma discriminação por motivos unicamente ideológicos».

A Audiência Nacional proibiu os actos incluídos no Dia da Amnistia das festas de Ondarroa
Um juiz do tribunal de excepção espanhol, baseando-se num relatório elaborado pela Guarda Civil, proibiu os actos convocados para hoje em Ondarroa (Bizkaia) em defesa dos presos e dos refugiados políticos bascos, tendo comunicado a proibição à Ertzaintza, à Benemérita e à Polícia espanhola.

O Amnistia Egune, que se integra todos os anos no programa das festas da vila costeira biscainha, incluía uma manifestação às 13h00, um brinde às 13h45 e um almoço às 14h30. Para o fim da tarde estava convocado um acto a favor dos presos e dos refugiados políticos bascos. / Ver: Berria e Turrune! [Maite zaituztegu!]