terça-feira, 13 de agosto de 2013

Dezenas de pessoas nas praias de Mutriku e Lekeitio em defesa dos presos e dos refugiados

Respondendo às convocatórias do Herrira, dezenas de pessoas mobilizaram-se este domingo nas praias de Mutriku (Gipuzkoa) e Lekeitio (Bizkaia) em defesa dos direitos civis e políticos dos presos políticos bascos e para denunciar as medidas de excepção que lhes são aplicadas.
Em ambas as mobilizações se reclamou o regresso dos presos e dos refugiados a casa; em Mutriku, sob o lema «Etxean nahi ditugu» [queremo-los em casa], e em Lekeitio com o lema «Euskal preso eta iheslariak etxera» [os presos e os refugiados para casa].  

Muitas festas, muita luta
Este fim-de-semana, o movimento popular convocou actos para Azkaine (Lapurdi) e Donibane Garazi (Nafarroa Beherea), que nestes dias estão em festa.
Assim, Azkaine recebe no dia 17 a iniciativa itinerante contra a sentença 197/2006 (conhecida como «doutrina Parot»); também há almoço popular (e muito euskara ahoan - na boca -, pois a plataforma Euskaraz Bai e o gaztetxe local desenvolveram uma iniciativa nesse sentido).
Para Donibane Garazi, o Herrira agendou um almoço popular para dia 15; um triki bertso poteoa (música, bertsos e copos, tudo junto!, dia 16, às 19h00); dia 18, chega a Sentença dos Cidadãos ou Herritarren Epaia, para que todos possam dar o seu contributo contra a doutrina que permite prolongar as penas.

Para além das localidades referidas, nos próximos dias haverá actos solidários com os presos e os refugiados políticos bascos nas festas de Amurrio e Laudio (Araba), Burlata e Tafalla (Nafarroa), Gernika (Bizkaia) ou Donostia, Aretxabaleta e Mosku-Irun (Gipuzkoa). E, claro, amanhã, se puderem, não faltem ao Amnistia Egune da Gloriosa: Ondarroa. / Ver: Gara, herrira [com fotos], herrira [com fotos], herrira

«O preso Arkaitz Rodríguez está no Hospital Donostia para fazer exames médicos» (Gara)