sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Concentração em Elizondo contra as ameaças de morte por causa da ikurriña

Ontem, na Praça dos Foros de Elizondo, uma concentração convocada pelo Município de Baztan (Nafarroa) denunciou as ameaças de morte contra a autarca do vale, Garbiñe Elizegi, e o representante de Elizondo, Mikel Sobrino, ambos do Bildu, por exibirem a ikurriña.

No protesto denunciou-se também a estratégia de criminalização da ikurriña em Nafarroa, onde os municípios ainda são obrigados por lei a colocar a bandeira espanhola. «Os responsáveis máximos de tudo isto são a UPN e a delegada do Governo de Espanha», disseram.

«A ikurriña é um dos símbolos nacionais de Euskal Herria e a sua proibição é um ataque directo à identidade nacional basca, uma negação directa de Euskal Herria. A bandeira espanhola é o símbolo de um projecto estatal imposto, que nega a existência de Euskal Herria, que divide o território nacional basco e não permite ao povo basco decidir o seu presente e o seu futuro», destaca a moção aprovada pela Câmara Municipal e pela Junta Geral de Baztan.

A concentração também visava repudiar as ameaças de morte contra Elizegi e Sobrino e as acções de grupos fascistas como o autodenominado Agrupación de Nacionalistas Navarros, que assinou as cartas enviadas. / Ver: Gara