segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Homenagem em Bilbo às vítimas do franquismo

Tal como acontece há sete anos no âmbito da Aste Nagusia bilbaína, a Ahaztuak organizou um acto de homenagem a todas as vítimas do regime assassino do general Franco.

Nas suas intervenções, os representantes da Ahaztuak denunciaram o esquecimento em que se quer deixar as vítimas do franquismo e a impunidade de que os criminosos fascistas gozaram e gozam. Neste sentido, exigiram que os responsáveis do franquismo que ainda estão vivos e que, para além disso, ocupam postos de responsabilidade no Estado respondam nos tribunais pelos seus crimes.

Denunciaram ainda o facto de, ultimamente, se ouvirem tantos membros do PP e da sua «juventude», as NNGG, a fazer uma constante apologia do terrorismo, justificando o franquismo e os assassínios perpetrados nesse regime fascista.
Ainda estão bem presentes na memória de todos as palavras do presidente da Câmara de Baralla (Lugo, Galiza), que disse que os «executados pelo franquismo estão bem executados».

Às intervenções dos responsáveis da Ahaztuak, seguiu-se a entrega de flores junto à bandeira republicana e à ikurriña. No final da homenagem, uma dantzari dançou um aurresku de honra em memória de todas as pessoas assassinadas pelo regime criminoso de Franco. / Fonte [com várias fotos]: boltxe.info via lahaine.org