quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Eleitos navarros ameaçados de morte por exibirem a ikurriña e não a espanhola

Numa conferência de imprensa, a autarca de Baztan, Garbiñe Elizegi (Bildu), acompanhada por outros eleitos navarros da coligação, mostrou as ameaças que recebeu numa carta datada de 19 de Julho mas que só foi aberta na semana passada, quando apresentou a queixa que agora se investiga.

Na carta, a «Agrupación de Nacionalistas Navarros» (ANN) «acusa» Elizegi e Mikel Sobrino, representante de Elizondo, «de não cumprir a lei das bandeiras no município de que são os máximos responsáveis» e «de permitir que se aproveitem as festas» que se celebram nas diferentes localidades do vale de Baztan «para fazer reivindicações políticas e pendurar bandeirolas com símbolos que nada têm a ver com a Comunidade Foral de Navarra».

Referem-se - e mostram-no de forma explícita na carta através de dois desenhos a cores - à ikurriña e à bandeirola que pede o repatriamento dos presos bascos.

Na carta, diz-se que a ANN se reuniu a 15 de Julho, tendo decidido «por unanimidade» «condenar à morte» estes eleitos; para que tal não se concretizasse, a partir de 20 de Julho a bandeira espanhola deveria ondear na Câmara Municipal de Baztan, com sede em Elizondo, não podendo ali estar a ikurriña, nem ali «nem em nenhum outro local público», tal como as bandeirolas com reivindicações a favor dos presos.

«Se não cumprirem estes dois requisitos, estejam certos de que a sentença será cumprida, pois tanto um como o outro não são ou expressam aquilo que o povo navarro deseja», refere-se na carta, em que se alude expressamente à festa do vale, a Baztandarren Biltzarra, que teve lugar a 21 de Julho.

Elizegi disse que a Polícia foral já está a investigar os factos, confirmou que esta «é a primeira carta do género que recebe» e disse ignorar quem poderá estar por trás da acção, desconhecendo o que é a «Agrupación de Nacionalistas Navarros». [A Sare Antifaxista afirma que se trata do grupo fascista Falange y Tradición.] / Notícia completa: naiz.info  

Queimam a bandeira espanhola nas Juntas de Gernika Num vídeo enviado ao naiz.info, é possível ver como se procedeu à queima da bandeira espanhola nas Juntas de Gernika. De acordo com a mensagem enviada, a acção ocorreu em Agosto e é a sexta vez que a bandeira espanhola é queimada. No final do vídeo lê-se «Inposaketarik ez! Gurea ikurrina» [Não à imposição! Nossa é a ikurriña]. / Fonte: naiz.info