
Na carta, a «Agrupación de Nacionalistas Navarros» (ANN) «acusa» Elizegi e Mikel Sobrino, representante de Elizondo, «de não cumprir a lei das bandeiras no município de que são os máximos responsáveis» e «de permitir que se aproveitem as festas» que se celebram nas diferentes localidades do vale de Baztan «para fazer reivindicações políticas e pendurar bandeirolas com símbolos que nada têm a ver com a Comunidade Foral de Navarra».
Referem-se - e mostram-no de forma explícita na carta através de dois desenhos a cores - à ikurriña e à bandeirola que pede o repatriamento dos presos bascos.
Na carta, diz-se que a ANN se reuniu a 15 de Julho, tendo decidido «por unanimidade» «condenar à morte» estes eleitos; para que tal não se concretizasse, a partir de 20 de Julho a bandeira espanhola deveria ondear na Câmara Municipal de Baztan, com sede em Elizondo, não podendo ali estar a ikurriña, nem ali «nem em nenhum outro local público», tal como as bandeirolas com reivindicações a favor dos presos.

Elizegi disse que a Polícia foral já está a investigar os factos, confirmou que esta «é a primeira carta do género que recebe» e disse ignorar quem poderá estar por trás da acção, desconhecendo o que é a «Agrupación de Nacionalistas Navarros». [A Sare Antifaxista afirma que se trata do grupo fascista Falange y Tradición.] / Notícia completa: naiz.info
Queimam a bandeira espanhola nas Juntas de Gernika Num vídeo enviado ao naiz.info, é possível ver como se procedeu à queima da bandeira espanhola nas Juntas de Gernika. De acordo com a mensagem enviada, a acção ocorreu em Agosto e é a sexta vez que a bandeira espanhola é queimada. No final do vídeo lê-se «Inposaketarik ez! Gurea ikurrina» [Não à imposição! Nossa é a ikurriña]. / Fonte: naiz.info