terça-feira, 27 de agosto de 2013

«Zuzeneko taupadak», corações solidários com os presos e os refugiados

Zuzeneko Taupadak é um projecto que une a música e a solidariedade. É um projecto que nasce do coração e que, partindo da realidade da fotografia e do sentimento da música, procurará mostrar essa outra realidade escondida do nosso povo: a vida, o dia-a-dia, a solidão, a carência, a distância, a ausência de pais e mães, filhos ou netos... a realidade oculta das/os refugiadas/os e presas/os políticas/os bascas/os.

Com o nosso projecto, queremos mostrar a solidariedade de dois mundos unidos: a imagem e a música. Unir a verdade da fotografia e o sentimento da música, transformando-os num impulso solidário - que desejamos que cresça aberto a todos os que quiserem aproximar-se de nós, a todos os que quiserem expressar o seu apoio e ajuda às/aos refugiadas/os e presas/os políticas/os bascas/os através da imagem e da música.

Ao longo do Verão, nos concertos, fomos tirando fotos às bandas, para depois fazer uma exposição itinerante com essas fotos. Para tal, criámos umas T-shirts com o logótipo do projecto. Para além disso, estamos a editar alguns vídeos com entrevistas a vários grupos e, para dar forma a tudo isto, estamos também trabalhar numa canção.
Porque em Euskal Herria ainda há muitos espaços vazios.

Euskal preso eta iheslari politikoak ETXERA!
Os presos e os refugiados políticos bascos para CASA!

Mais informação - entrevistas, grupos, contactos - em zuzenekotaupadak.com (eus / cas)  

Ver também entrevista a Fer «Apoa» (vocalista dos Kuraia e dos Estricalla) em Borroka Garaia Da.