quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Trabalhadores da Inasa resistiram contra a tentativa de despejar a fábrica

Hoje, por volta das oito da manhã, vários camiões apareceram na fábrica Inasa, em Irurtzun (Nafarroa), para retirar as máquinas das instalações. Os trabalhadores e o sindicato LAB lançaram um pedido de ajuda urgente, para tentar evitar o despejo e defender os postos de trabalho. A Guarda Civil também esteve no local e carregou sobre os trabalhadores. Ao meio-dia, estavam concentradas à entrada da fábrica cerca de cem pessoas, e os trabalhadores deram uma conferência de imprensa, na qual afirmaram que iriam fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para defender os seus postos de trabalho e a empresa.

Também se dirigiram ao Governo de Nafarroa, exortando-o a defender os cem postos de trabalho que estão em jogo, para lá dos interesses particulares.

No final da conferência de imprensa, os trabalhadores tentaram entrar na fábrica, e cerca de trinta conseguiram entrar. A Guarda Civil carregou com violência e provocou vários feridos. Foram também detidas duas pessoas, entretanto libertadas. / Fonte: ateakireki.com e Berria